You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124804
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndreu, Thiago Miguel-
dc.contributor.authorCamarani, Ana Luiza Silva-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:31Z-
dc.date.available2015-07-15T18:27:44Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.cla.ufrj.br/index.php/2013-06-07-14-47-23/edicoes-publicadas/4-2012-
dc.identifier.citationRevista Interfaces, n. 15, v. 2, p. 46-58, 2011.-
dc.identifier.issn1516-0033-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124804-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124804-
dc.description.abstractThis work is set in the context of the Hispanic-American literature of the twentieth century (in particular, Alejo Carpentier) viewed in a historical perspective. For this task, we focus on a specific writer’s work: the novel Baroque Concert (1974). The text is divided into three parts: the first deals with some topics concerning the intersection between sui generis Literature and History. Next, we focus on the Hispanic-American literary context, discussing it in an analytical perspective, with regard to its connections with the historical discourse. Finally, we analyze the novel Baroque Concert, by means of the basic concepts of the theory of historiographic metafiction.en
dc.description.abstractO presente ensaio pauta-se em uma discussão acerca do contexto da literatura hispano-americana do século XX (em especial, a de Alejo Carpentier) sob uma ótica histórica. Para tal tarefa, enfocamos uma obra do autor, o romance Concerto Barroco, de 1974. Estruturamos nosso texto em três partes: a primeira trata de alguns tópicos de interseção entre a Literatura sui generis e a História. Em seguida, restringimos a Literatura ao contexto hispano-americano, para discuti-la sob um prisma analítico, no que diz respeito a suas conexões com o discurso histórico. Por fim, analisamos o romance carpentieriano Concerto Barroco, partindo de conceitos fundamentais da teoria sobre a metaficção historiográfica.pt
dc.format.extent46-58-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectHistoriographic metafictionen
dc.subjectBaroque Concerten
dc.subjectAlejo Carpentieren
dc.subjectMetaficção historiográficapt
dc.subjectConcerto Barrocopt
dc.subjectAlejo Carpentierpt
dc.titleA literatura carpentieriana e a história: aspectos metaficcionais historiográficos em concerto barrocopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Quitandinha, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Quitandinha, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1516-0033-2011-15-02-46-58.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Interfaces-
dc.identifier.lattes2894307430408853-
dc.identifier.lattes6280394731812305-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.