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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124958
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVitaliano, Celia Regina-
dc.contributor.authorDall'Acqua, Maria Júlia Canazza-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:52Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:04Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/778-
dc.identifier.citationTeias, v. 13, n. 27, p. 103-121, 2012.-
dc.identifier.issn1518-5370-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124958-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124958-
dc.description.abstractAs políticas educacionais inclusivas, difundidas a partir dos anos 1990, vêm favorecendo o aumento do número de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) matriculados em classe comum, no entanto, os professores que os recebem, em sua maioria, estão despreparados para atendê-los. Tomando como base essa situação, o presente estudo teve o objetivo de analisar as orientações contidas nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura em relação à preparação dos futuros professores para inclusão de alunos com NEE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental. Foram selecionados recortes temáticos nos textos das referidas diretrizes de maneira a identificar os extratos que contemplavam recomendações ou comentários referentes ao processo de formação dos professores em relação à inclusão de alunos com NEE. Pelos resultados obtidos nos documentos analisados, constata-se, com raras exceções, uma significativa carência de orientações claras e amplas a respeito do tema em questão. Portanto, considera-se que as referidas diretrizes precisam ser aprimoradas em relação à questão em pauta. Com base nos conhecimentos desenvolvidos na área, sugere-se que as mesmas orientem a inserção de pelo menos uma disciplina sobre o tema inclusão de alunos com NEE; a inserção de conteúdos afins nas demais disciplinas dos cursos de licenciatura; a disponibilização de estágios em salas de aulas inclusivas, bem como a indicação dos conteúdos a serem trabalhados. Avalia-se que a efetividade do processo de inclusão dos alunos com NEE assenta-se na articulação entre as políticas educacionais e as políticas de formação dos professores.en
dc.format.extent103-121-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectDiretrizes curricularespt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectInclusão de alunos com necessidades educacionais especiaispt
dc.titleAnálise das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura em relação à formação de professores para inclusão de alunos com necessidades especiaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara/Jaú - Km 01, Campus Ville, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara/Jaú - Km 01, Campus Ville, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1518-5370-2012-13-27-103-121.pdf-
dc.relation.ispartofTeias-
dc.identifier.orcid0000-0002-6512-1191pt
dc.identifier.lattes5883180177100670-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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