Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124958
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vitaliano, Celia Regina | - |
dc.contributor.author | Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:28:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:51:52Z | - |
dc.date.available | 2015-07-15T18:28:04Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/778 | - |
dc.identifier.citation | Teias, v. 13, n. 27, p. 103-121, 2012. | - |
dc.identifier.issn | 1518-5370 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124958 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124958 | - |
dc.description.abstract | As políticas educacionais inclusivas, difundidas a partir dos anos 1990, vêm favorecendo o aumento do número de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) matriculados em classe comum, no entanto, os professores que os recebem, em sua maioria, estão despreparados para atendê-los. Tomando como base essa situação, o presente estudo teve o objetivo de analisar as orientações contidas nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura em relação à preparação dos futuros professores para inclusão de alunos com NEE. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental. Foram selecionados recortes temáticos nos textos das referidas diretrizes de maneira a identificar os extratos que contemplavam recomendações ou comentários referentes ao processo de formação dos professores em relação à inclusão de alunos com NEE. Pelos resultados obtidos nos documentos analisados, constata-se, com raras exceções, uma significativa carência de orientações claras e amplas a respeito do tema em questão. Portanto, considera-se que as referidas diretrizes precisam ser aprimoradas em relação à questão em pauta. Com base nos conhecimentos desenvolvidos na área, sugere-se que as mesmas orientem a inserção de pelo menos uma disciplina sobre o tema inclusão de alunos com NEE; a inserção de conteúdos afins nas demais disciplinas dos cursos de licenciatura; a disponibilização de estágios em salas de aulas inclusivas, bem como a indicação dos conteúdos a serem trabalhados. Avalia-se que a efetividade do processo de inclusão dos alunos com NEE assenta-se na articulação entre as políticas educacionais e as políticas de formação dos professores. | en |
dc.format.extent | 103-121 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais | pt |
dc.title | Análise das diretrizes curriculares dos cursos de licenciatura em relação à formação de professores para inclusão de alunos com necessidades especiais | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara/Jaú - Km 01, Campus Ville, CEP 14800901, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara/Jaú - Km 01, Campus Ville, CEP 14800901, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1518-5370-2012-13-27-103-121.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Teias | - |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-6512-1191 | pt |
dc.identifier.lattes | 5883180177100670 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.