Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124964
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Gabriella Rossetti | - |
dc.contributor.author | Leão, Andreza Marques de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:28:05Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:51:53Z | - |
dc.date.available | 2015-07-15T18:28:05Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:51:53Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.faceq.edu.br/regs/edicoesAnteriores.asp | - |
dc.identifier.citation | Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 1, n. 13, p. 1-11, 2014. | - |
dc.identifier.issn | 2179-9636 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/124964 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124964 | - |
dc.description.abstract | Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes; esta é a chamada Educação a Distância (EAD). A mediação didático-pedagógica desta modalidade pautase pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo assinalar qual o papel da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, e apontar quais são as abordagens utilizadas nessa ação. Para isso, foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional, resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático-tecnológica, por meio de teleaulas, chats, fóruns e todos os meios que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, em que há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo. | pt |
dc.format.extent | 1-11 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Educação a Distância (EAD) | pt |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) | pt |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Conhecimento | pt |
dc.title | EAD - Educação à distância e o processo de ensino-aprendizagem | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.relation.ispartof | Revista de Educação, Gestão e Sociedade | - |
dc.identifier.lattes | 6817625850441625 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.