Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124975
Título: 
Intervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiência
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0101-9589
Resumo: 
  • This report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.
  • O texto relata uma experiência de mediação psicológica no trabalho de orientação às famílias de adolescentes inseridos nas Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida. As intervenções tinham o objetivo de devolver aos jovens o sentimento de pertencimento a uma família e mediar a resolução de conflitos. O método contou com entrevistas e atendimentos domiciliares com todo o sistema familiar, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com a disponibilização de um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Na percepção do mediador, a retomada da convivência mais saudável com parte, ou até com a família toda, diminuía o desamparo percebido e as ações negativas desses jovens. Resultados do estudo demonstraram a relevância da proposta para a melhoria da qualidade do vínculo dos adolescentes com a família, com a escola e com a sociedade na qual estão inseridos.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Revista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010.
Duração: 
451-464
Palavras-chaves: 
  • School dropouts
  • Teenagers
  • Socio-educational approach
  • Interventions in the family system
  • Vulnerable environment
  • Aggressiveness
  • Evasão escolar
  • Adolescentes
  • Medida socioeducativa
  • Intervenções no sistema familiar
  • Ambiente vulnerável
  • Agressividade
Fonte: 
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124975
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.