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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124975
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dc.contributor.authorCarlo, Francisco de-
dc.contributor.authorZaniolo, Leandro Osni-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:07Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:54Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:07Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:54Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2010v44n2p451-
dc.identifier.citationRevista de Ciências Humanas, v. 44, n. 2, p. 451-464, 2010.-
dc.identifier.issn0101-9589-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124975-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124975-
dc.description.abstractThis report comes from psychological appointments to families of teenagers within the socio-educational approach of Assisted Freedom. The interventions were carried out to give teenagers the pertaining feeling to a family back and to manage conflict situations. The method included interviews and home appointments with the whole family, appointments in family groups within the institution and also with an available psychological attendance for urgent and emergent matters. In the mediator psychologist view, getting along with the family decreased teenagers feelings of abandonment and also their negative actions. Study results demonstrated the relevance of the proposal to improve the quality of the relationship between adolescents with their family, school and society in which they belong.en
dc.description.abstractO texto relata uma experiência de mediação psicológica no trabalho de orientação às famílias de adolescentes inseridos nas Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida. As intervenções tinham o objetivo de devolver aos jovens o sentimento de pertencimento a uma família e mediar a resolução de conflitos. O método contou com entrevistas e atendimentos domiciliares com todo o sistema familiar, atendimentos em grupos de famílias na instituição e também com a disponibilização de um serviço de plantão psicológico, para o acolhimento de questões de urgência e emergência. Na percepção do mediador, a retomada da convivência mais saudável com parte, ou até com a família toda, diminuía o desamparo percebido e as ações negativas desses jovens. Resultados do estudo demonstraram a relevância da proposta para a melhoria da qualidade do vínculo dos adolescentes com a família, com a escola e com a sociedade na qual estão inseridos.pt
dc.format.extent451-464-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectSchool dropoutsen
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectSocio-educational approachen
dc.subjectInterventions in the family systemen
dc.subjectVulnerable environmenten
dc.subjectAggressivenessen
dc.subjectEvasão escolarpt
dc.subjectAdolescentespt
dc.subjectMedida socioeducativapt
dc.subjectIntervenções no sistema familiarpt
dc.subjectAmbiente vulnerávelpt
dc.subjectAgressividadept
dc.titleIntervenções psicológicas no sistema familiar de adolescentes em liberdade assistida: relatos de experiênciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0101-9589-2010-44-02-451-464.pdf-
dc.relation.ispartofRevista de Ciências Humanas-
dc.identifier.lattes8134353768180999-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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