Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124979
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Newton-
dc.contributor.authorFerreira, Nathalia Botura de Paula-
dc.contributor.authorAssumpção, Mariana C.-
dc.contributor.authorSaccomani, Maria Claudia-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:51:54Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:08Z-
dc.date.available2016-10-25T20:51:54Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/view/3593-
dc.identifier.citationEccos Revista Científica, v. 28, n. 1, p. 31-48, 2012.-
dc.identifier.issn1983-9278-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124979-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124979-
dc.description.abstractIn this article are defended the possibility and the necessity of the teaching of the reception of art works in school education. Firstly, some relations between art and the development of both the human species and the individual are analysed in Georg Lukács and Lev Vygotsky’s works. In order to put in question the old assumption that opposes education and instruction, the discussion made by Gramsci on the grammatical teaching of Latin and Greek in the traditional school education is explored. In the article is concluded its path analysing the intentional and systematic formation of the reception of art works provided by school education based on Aleksei N. Leontiev’s works on the appropriation process of culture by the individual.en
dc.description.abstractNeste artigo defende-se a possibilidade e a necessidade do ensino escolar da recepção estético-literária de obras produzidas nos campos das artes e da literatura. Inicialmente são analisadas, com base em Georg Lukács e Lev Vigotski, algumas relações entre a arte e o processo de desenvolvimento do gênero humano e de cada indivíduo. Na sequência, polemizando com a já antiga contraposição entre ensinar e educar, é explorada a discussão feita por Antonio Gramsci sobre o ensino gramatical de latim e grego na escola tradicional. No artigo conclui-se seu percurso analisando a formação deliberada e sistemática da recepção estético-literária na educação escolar a partir de estudos realizados por Aleksei N. Leontiev sobre o processo de apropriação da cultura pelo indivíduo.pt
dc.format.extent31-48-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAntonio Gramscien
dc.subjectArt and educationen
dc.subjectGeorg Lukácsen
dc.subjectLev Vygotskyen
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectArtept
dc.subjectEnsino de Literaturapt
dc.subjectGeorg Lukácspt
dc.subjectLev Vigotskipt
dc.titleO ensino da recepção estético-lierária e a formação humanapt
dc.title.alternativeThe teaching of the reception of art works in school education and the individual’s developmental processen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú km 01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú km 01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1983-9278-2012-28-01-31-48.pdf-
dc.relation.ispartofEccos Revista Científica-
dc.identifier.lattes2161593951236436-
dc.identifier.lattes2428270471047965-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.