Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/124982
Título: 
Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico
Título alternativo: 
Vygotsky and historical-critical pedagogy: the issue of psychic development
Autor(es): 
Duarte, Newton
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2236-0441
Resumo: 
  • The paper defends that the historical-cultural psychology needs the mediation of the historical-critical pedagogy in order to contribute to the school educational practice. In this direction, the paper analyses, in the field of the relations between Psychology and Pedagogy, a criteria for the human development characterization. Considering both, psychology and pedagogy, inside the historical process of social class struggle, the paper defends that human beings develop themselves by using the mediations which makes possible the movement from the condition of “being in itself” to the condition of “being for itself”.
  • O artigo defende que a psicologia histórico-cultural, para contribuir para a prática educativa escolar, precisa da mediação da Pedagogia histórico-crítica. Nessa direção, o artigo analisa, no terreno das relações entre Psicologia e Pedagogia, um critério para a caracterização do desenvolvimento humano. Situando tanto a psicologia como a pedagogia no processo histórico da luta de classes, o artigo defende que o ser humano se desenvolve pelo uso das mediações que lhe possibilitam passar da condição de ser em si à condição de ser para si.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 1, p. 19-29, 2013.
Duração: 
19-29
Palavras-chaves: 
  • Lev Vygotsky
  • Dermeval Saviani
  • Historical-Cultural Psychology
  • Historical-Critical Pedagogy
  • Vigotski
  • Pedagogia Historico-Critica
  • Psicologia do Desenvolvimento
Fonte: 
http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2150/duarte
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/124982
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.