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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125070
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMarsiglia, Ana Carolina Galvão-
dc.contributor.authorMartins, Lígia Márcia-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:06Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:19Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:06Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2725-
dc.identifier.citationNuances, v. 25, n. 1, p. 176-192, 2014.-
dc.identifier.issn2236-0441-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125070-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125070-
dc.description.abstractThis article aims at reflecting on organization of pedagogical work in multigrade classes in order to contribute to facing core problems in countryside education and public school in general. We place historically and question school grading and then discuss teaching planning (horizontally and vertically); students' grouping (establishing the difference between group and grouping) and the necessary grouping for promoting learning. We seek to provide elements that evoke analyses of graded classroom standardization. We point out that in both multigrade and graded classes there are possibilities and limits for pedagogical practice. In this regard, we invite teachers to operate towards overcoming these limits by optimizing the concrete possibilities they find, mainly those regarding multigrade classes, which are the focus of our attention in this article.en
dc.description.abstractEste texto pretende reflexionar sobre la organización del trabajo pedagógico en las aulas de multigrado para contribuir en el enfrentamiento de problemas centrales de la educación del campo y de la escuela pública en general. Ubicamos y problematizamos históricamente los grados escolares para, en seguida, discutir la planificación de la enseñanza (horizontal y vertical), la grupalización de los alumnos (estableciendo diferencias entre grupo y agrupamiento) y la necesaria grupalización para la promoción del aprendizaje. Procuramos fornecer elementos que provoquen análisis sobre la normalización de las aulas de grado, señalando que en ellas, tanto como en las aulas de multigrado, hay posibilidades y límites para la práctica pedagógica. En este sentido, registramos la invitación para que los profesores actúen hacia la superación de los límites por medio de la optimización de las posibilidades concretas con las que se enfrentan, en especial, en lo que se refiere a las aulas de multigrado que son, en este texto, el foco de nuestra atención.es
dc.description.abstractEste texto apresenta uma reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico em salas multisseriadas de forma a contribuir no enfrentamento de problemas centrais da Educação do Campo e da escola pública em geral. Situamos e problematizamos historicamente a seriação escolar para, em seguida, discutir o reflexo do planejamento de ensino (horizontal e vertical), da grupalização dos alunos (estabelecendo distinções entre grupo e agrupamento) e da necessária grupalização sobre a promoção da aprendizagem. Visamos fornecer elementos que suscitem análises acerca da normatização das salas seriadas, apontando que nelas, tanto quanto em salas multisseriadas, existem possibilidades e limites para a prática pedagógica. Nesse sentido, registramos o convite para que os professores operem na direção da superação dos limites por meio da otimização das possibilidades concretas com as quais se deparam, em especial, naquilo que se refere às salas multisseriadas que são, neste texto, o foco de nossa atenção.pt
dc.format.extent176-192-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectTeaching planningen
dc.subjectMultigrade Classesen
dc.subjectHistorical-critical Pedagogyen
dc.subjectHistoricalcultural Psychologyen
dc.subjectPlanificación de enseñanzaes
dc.subjectAulas de multigradoes
dc.subjectPedagogía histórica-críticaes
dc.subjectPsicología histórica-culturales
dc.subjectPlanejamento de ensinopt
dc.subjectClasses multisseriadaspt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt
dc.titleContribuições gerais para o trabalho pedagógico em salas multisseriadaspt
dc.title.alternativeGeneral contributions of pedagogical work in multigrade classesen
dc.title.alternativeContribuciones generales para el trabajo pedagógico en aulas de multigradoes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (UFES)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-0441-2014-25-01-176-192.pdf-
dc.relation.ispartofNuances-
dc.identifier.lattes4750238843129381-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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