You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125075
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPasqualini, Juliana Campregher-
dc.contributor.authorAbrantes, Angelo Antonio-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:07Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:20Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:07Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9696-
dc.identifier.citationGerminal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, n. 2, p. 13-24, 2013.-
dc.identifier.issn2175-5604-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125075-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125075-
dc.description.abstractThis paper approaches the relation between school education and psychic development in the light of cultural-historical theory and critical-historical pedagogy, discussing the triad form-content-receiver of teaching in the context of early childhood education. Considering the goal of developing the bases of theoretical thinking in children, the paper analyses role-play as leading activity in preschool and explores the contributions of child literature, highlighting the importance of providing access to artistic works which depict reality in an imaginative form as multisided and in permanent movement.en
dc.description.abstractEste artículo aborda la relación entre enseñanza escolar y desarrollo psíquico a la luz de la psicología histórico-cultural y de la pedagogía histórico-crítica, entrelazando observaciones sobre la triada forma-contenido-destinatario de la enseñanza, específicamente de la educación infantil. Considerándose la finalidad de promover la formación de las bases del pensamiento teórico, se analiza el papel del juego como actividad rectora de la edad preescolar y se discuten las contribuciones de la literatura dirigida al niño, resaltando la importancia del acceso a producciones artísticas que retratan imaginativamente objetos y fenómenos de la realidad considerados a partir de la prevalencia del movimiento y la multilateralidad.es
dc.description.abstractEsse artigo aborda a relação entre ensino escolar e desenvolvimento psíquico à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tecendo apontamentos sobre a tríade forma-conteúdodestinatário do ensino na particularidade da educação infantil. Considerando a finalidade de promover a formação das bases do pensamento teórico na criança pequena, analisa-se o papel do jogo protagonizado como atividade dominante da idade pré-escolar e discute-se as contribuições da literatura dirigida à criança, destacando a importância do acesso a produções artísticas que retratam imaginativamente objetos e fenômenos da realidade considerados a partir da prevalência do movimento e multilateralidade.pt
dc.format.extent13-24-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectRole-playen
dc.subjectChild literatureen
dc.subjectEducación Infantiles
dc.subjectjuegoes
dc.subjectliteratura infantiles
dc.subjectEducação Infantilpt
dc.subjectJogo protagonizadopt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.titleForma e conteúdo do ensino na educação infantil: o papel do jogo protagonizado e as contribuições da literatura infantilpt
dc.title.alternativeForm and content of teaching in early chilhood education: the role of play and the contributions of child literatureen
dc.title.alternativeForma y contenido de la enseñanza en la educación infantil: el rol del juego y las contribuciones de la literatura dirigida al niñoes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-5604-2013-05-02-13-24.pdf-
dc.relation.ispartofGerminal: Marxismo e Educação em Debate-
dc.identifier.lattes9538404415935536-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.