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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125114
Title: 
A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
Other Titles: 
  • The education of the modern citizen: the cultural selection for primary school in pedagogical manuals (Brazil and Portugal, 1870–1920)
  • La formación del ciudadano moderno: la selección cultural para la escuela primaria en los manuales de Pedagogía (Brasil y Portugal, 1870-1920)
Author(s): 
Souza, Rosa Fátima de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1519-5902
Abstract: 
  • This article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.
  • Este texto busca comprender la producción de la escuela moderna en Brasil y en Portugal en la transición del siglo XIX al XX. El análisis recae en los conocimientos pedagógicos constituidos en torno de los programas escolares diseminados en manuales de Pedagogía y Metodología que circularon en las Escuelas Normales del espacio luso-brasileño. El estudio utiliza como fuentes documentales tres manuales para la formación de profesores; Curso práctico de pedagogía destinados a los alumnos- maestros de las escuelas normales primarias y a los educadores en ejercicio, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogía para servir de guía a los candidatos al magisterio primario, de José María da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); y Lecciones de metodología, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).
  • Este texto busca compreender a produção da escola moderna no Brasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídos em torno dos programas escolares disseminados em manuais de Pedagogia e de Metodologia que circularam nas Escolas Normais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontes documentais três manuais para a formação de professores: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de José Maria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de metodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).
Issue Date: 
2013
Citation: 
Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 257-283, 2013.
Time Duration: 
257-283
Keywords: 
  • The history of primary school
  • School culture
  • Didactic manuals
  • History of curriculum
  • Primary school programs
  • Historia de la escuela primaria
  • Cultura escolar
  • Manuales didácticos
  • Historia del currículo
  • Programa de la enseñanza primaria
  • História da escola primária
  • Cultura escolar
  • Manuais didáticos
  • História do currículo
  • Programas do ensino primário
Source: 
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/644
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125114
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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