You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Rosa Fátima de-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:12Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:25Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/644-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 257-283, 2013.-
dc.identifier.issn1519-5902-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125114-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125114-
dc.description.abstractThis article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.en
dc.description.abstractEste texto busca comprender la producción de la escuela moderna en Brasil y en Portugal en la transición del siglo XIX al XX. El análisis recae en los conocimientos pedagógicos constituidos en torno de los programas escolares diseminados en manuales de Pedagogía y Metodología que circularon en las Escuelas Normales del espacio luso-brasileño. El estudio utiliza como fuentes documentales tres manuales para la formación de profesores; Curso práctico de pedagogía destinados a los alumnos- maestros de las escuelas normales primarias y a los educadores en ejercicio, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogía para servir de guía a los candidatos al magisterio primario, de José María da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); y Lecciones de metodología, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).es
dc.description.abstractEste texto busca compreender a produção da escola moderna no Brasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídos em torno dos programas escolares disseminados em manuais de Pedagogia e de Metodologia que circularam nas Escolas Normais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontes documentais três manuais para a formação de professores: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de José Maria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de metodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).pt
dc.format.extent257-283-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectThe history of primary schoolen
dc.subjectSchool cultureen
dc.subjectDidactic manualsen
dc.subjectHistory of curriculumen
dc.subjectPrimary school programsen
dc.subjectHistoria de la escuela primariaes
dc.subjectCultura escolares
dc.subjectManuales didácticoses
dc.subjectHistoria del currículoes
dc.subjectPrograma de la enseñanza primariaes
dc.subjectHistória da escola primáriapt
dc.subjectCultura escolarpt
dc.subjectManuais didáticospt
dc.subjectHistória do currículopt
dc.subjectProgramas do ensino primáriopt
dc.titleA formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)pt
dc.title.alternativeThe education of the modern citizen: the cultural selection for primary school in pedagogical manuals (Brazil and Portugal, 1870–1920)en
dc.title.alternativeLa formación del ciudadano moderno: la selección cultural para la escuela primaria en los manuales de Pedagogía (Brasil y Portugal, 1870-1920)es
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01, Campus, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01, Campus, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4322/rbhe.2014.012-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação-
dc.identifier.lattes6453276942134992-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.