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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125162
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dc.contributor.authorSilva, Marta Leandro da-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:18Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:33Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://seer.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/874-
dc.identifier.citationCamine: Caminhos da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2013.-
dc.identifier.issn2175-4217-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125162-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125162-
dc.description.abstractThis paper proposes some reflections from activities developped in the context of a research supported by FAPESP called “As políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil pós LDB 9394/96”. Our purpose is to analyze the federal legislation of professional and technological education, by enphasizing its impacts in technical schools of São Paulo (Brazil).en
dc.description.abstractEste artigo resulta da articulação/diálogos e reflexões entre pesquisas desenvolvidas no âmbito do mestrado/doutorado e, especialmente, da pesquisa em curso financiada pela FAPESP (2011/08456) ora intitulada As políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil pós LDB 9394/96. Para tanto, seguimos o enfoque da pesquisa qualitativa em educação, contudo, no breve espaço deste artigo contempla-se o estudo da legislação federal da educação profissional e tecnológica visando seus impactos e desdobramentos para as escolas técnicas estaduais e faculdades de tecnologias do Estado de São Paulo (SP-Brasil). A legislação complementar da educação profissional, especialmente, o Decreto Federal 2208/07 (revogado); e o Parecer 16/99 e Resolução CNE/CEB 4/99 configuram centralidade no princípio de competência à laborabilidade tornando-se esse o ‘paradigma’ da reforma da educação profissional. O conceito de competência é balizador das políticas curriculares de reforma. Entretanto, sob a ótica dos sujeitos escolares esse paradigma é controverso e pouco exeqüível, a forma verticalizada de sua implementação desconsidera a análise/avaliação/atualização quanto às condições infraestruturais e didático-pedagógicas das Escolas Técnicas Estaduais. Outrossim ante o desafio de abordar os impactos e impasses do paradigma de competência na gestão das Escolas Técnicas Públicas (ETEs) do Estado de São Paulo, constata-se ainda desafios concernentes à : elaboração e implementação de sistemas/e ou políticas de avaliação institucional e de reforma da educação profissional/tecnológica no contexto de controle social, acesso à informação e de democratização da gestão pública (escolar) e suas interfaces no âmbito das políticas curriculares.pt
dc.format.extent1-16-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectcurriculum politicsen
dc.subjectreform federal legislationen
dc.subjectcompetenceen
dc.subjectEducação Tecnológicapt
dc.subjectlegislação Federal de ensinopt
dc.subjectPolíticas curriculares da edcuação tecnológicapt
dc.titleAs políticas curriculares da educação profissional técnica de nível médio: desafios/correlações do princípio de competência da Resolução CNE/CEB 4/99pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Rua Quirino de Andrade, nº 215 - 9º andar, Centro, CEP 01049010, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, Rua Quirino de Andrade, nº 215 - 9º andar, Centro, CEP 01049010, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2175-4217-2013-05-01-01-16.pdf-
dc.relation.ispartofCamine: Caminhos da Educação-
dc.identifier.lattes2975349587986383-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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