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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRocha, Rejane Cristina-
dc.contributor.authorSantini, Juliana-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:19Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:34Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/1444-
dc.identifier.citationLiteratura em Debate, v. 8, n. 14, p. 8-22, 2014.-
dc.identifier.issn1982-5625-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125170-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125170-
dc.description.abstractEl carácter pedagógico de la literatura infantil ha servido, por largo tiempo, como factor de desprestigio del género, ya sea por la imposición de paradigmas comportamentales advenidos de una postura autoritaria de los adultos, subyacente al texto, ya sea por haber minimizado la preocupación artística del lenguaje. Este artículo analiza de que manera la narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera ese modelo, al instaurar un equilibrio entre el respeto al universo en formación de los niños y los medios lingüísticos que representan el universo infantil desde la mirada de la propia creatura, facultándole a ella la elaboración de sus significados.es
dc.description.abstractO caráter pedagógico da literatura infantil serviu, durante muito tempo, como fator de desprestígio do gênero, seja pela imposição de padrões comportamentais advindos de uma postura autoritária do adulto, subjacente ao texto, seja por ter minimizado a preocupação com a elaboração artística da linguagem. Este artigo analisa de que modo a narrativa O meu amigo pintor, de Lygia Bojunga, supera esse modelo, ao instaurar um equilíbrio entre o respeito ao universo em formação da criança e os meios linguísticos que representam o universo infantil a partir do olhar da própria criança, facultando-lhe a elaboração de seus significados.pt
dc.format.extent8-22-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectLiteratura infantiles
dc.subjectNarradores
dc.subjectPerspectivaes
dc.subjectUniverso simbólicoes
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectNarradorpt
dc.subjectPerspectivapt
dc.subjectUniverso simbólicopt
dc.titleCom quantas cores se narra uma saudade? o narrador infantil e a leitura do real em um texto de Lygia Bojungapt
dc.title.alternative¿Con cuántos dolores se narra lo extrañar? el narrador infantil y la lectura de lo real en un texto de Lygia Bojungaes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jaú, Km01, Bairro dos Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-5625-2014-08-14-08-22.pdf-
dc.relation.ispartofLiteratura em Debate-
dc.identifier.lattes5079953938369976-
dc.identifier.lattes5669300635333699-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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