You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125179
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWhitaker, Dulce Consuelo Andreatta-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:20Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:35Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:20Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902010000200013&lng=pt&nrm=i&tlng=pt-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Orientação Profissional, v. 11, n. 2, p. 289-297, 2010.-
dc.identifier.issn1679-3390-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125179-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125179-
dc.description.abstractThis article is based on the sociological and historical approach of the origin of the university entrance exams in Brazil and shows the preparatory courses (preps) expanding simultaneously as a strategy of the lower and middle classes to get their children into university. Thus, the paradox of an antipedagogical practice becomes an essential condition for students to have access to prestigious university courses, what justifi es the historical movement by the lower and middle classes to appropriate this practice.. We propose that measures are taken to improve the results of important affi rmative actions that aim to enable students to enter university, as well as highlight Professional Guidance as a necessary resource which constitutes a new challenge in this fi eld of action.en
dc.description.abstractEste estudio, con base en una perspectiva socio-histórica, trata del origen de los exámenes de ingreso en Brasil y presenta los cursos preparatorios desarrollándose junto con ellos y transformándose en estrategia de los sectores medios y bajos para colocar a sus jóvenes en la Universidad. Evidencia, entonces, la paradoja de una práctica antipedagógica que se volvió condición esencial para el acceso a los cursos superiores de prestigio y esto justifi ca el movimiento histórico por el cual esa práctica está siendo apropiada por las clases subalternas. Basado en esta discusión propone medidas para obtener mejores resultados de esa importante acción afi rmativa que busca el acceso a la universidad; se destaca la Orientación Profesional como recurso indispensable – un nuevo desafío para este campo de actuación.es
dc.description.abstractEste estudo, com base em uma perspectiva sócio-histórica, trata da origem dos exames vestibulares no Brasil e apresenta os cursinhos preparatórios desenvolvendo-se concomitantemente a eles, e transformando-se em estratégia das camadas médias e baixas para colocar seus jovens na universidade. Situa então o paradoxo de uma prática antipedagógica que se tornou condição essencial para o acesso aos cursos superiores de prestígio, o que justifi ca o movimento histórico através do qual essa prática está sendo apropriada pelas classes subalternas. Com base nessa discussão, propõe medidas para se obter melhores resultados dessa importante ação afi rmativa que visa o acesso à universidade, destacando-se a Orientação Profi ssional como recurso indispensável – um novo desafi o para este campo de atuação.pt
dc.format.extent289-297-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectUniversity entrance examsen
dc.subjectPreparatory coursesen
dc.subjectAffirmative actionen
dc.subjectGuidance in preparatory coursesen
dc.subjectExamen de ingresoes
dc.subjectCursos populareses
dc.subjectAcción afirmativaes
dc.subjectOrientación en cursos populareses
dc.subjectVestibularpt
dc.subjectCurso pré-vestibularpt
dc.subjectAção afirmativapt
dc.subjectOrientação em cursinhos popularespt
dc.titleDa invenção do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissionalpt
dc.title.alternativeFrom the invention of the university entrance exams to the communitarian courses: a challenge for occupational guidanceen
dc.title.alternativeDe la invención del examen de ingreso a los cursos populares: un desafío para la orientación profesionales
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1679-3390-2010-11-02-289-297.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Orientação Profissional-
dc.identifier.lattes5883868106183757-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.