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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125235
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFrick, Loriane Trombini-
dc.contributor.authorMenin, Maria Suzana de Stéfano-
dc.contributor.authorTognetta, Luciene Regina Paulino-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:43Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:28Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:43Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3318-
dc.identifier.citationReflexão e Ação, v. 21, n. 1, p. 92-112, 2013.-
dc.identifier.issn1982-9949-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125235-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125235-
dc.description.abstractThe research aimed to analyzing the relationship between the styles of conflict resolution adopted by the teachers and the students' ways of acting facing conflicts between peers and the possible incidence of bullying in two classes of the early years of two elementary public schools in a city in the interior of São Paulo state. The methodology is quantitative and qualitative approach, which approximates a case study. For data collection, observations were conducted in two classrooms, a form was filled up for characterization of socio moral environments and two questionnaires were applied to students: one with stories of hypothetical conflicts based on Vicentin; another on bullying, inspired in Olweus and OrtegaMora and Mora Merchán’s instruments. It became evident that interpersonal relationships established in school, especially in the classroom, form a determined environment socio moral and influence the way the students interact and solve conflicts, as well as, the possible practice of bullying.en
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo analizar la relación entre los estilos de resolución de conflictos adoptado por los maestros y la manera de actuar de los estudiantes delante de los conflictos entre ellos y la posible incidencia del bullying en las dos clases a principio de los años de dos escuelas primarias públicas en una ciudad del interior de São Paulo. La metodología utilizada se caracterizó por un abordaje cuantitativo y cualitativo, se aproximando de un estudio de caso. Para la colecta de datos, las observaciones se realizaron en dos clases, donde ha sido rellenado una ficha para la caracterización de ambientes socio morales y aplicaron dos cuestionarios a los estudiantes: uno con conflictos hipotéticos de historias basadas en Vicentin; el otro sobre el bullying, inspirado en los instrumentos de Olweus y Ortega y Mora-Merchán Mora. Se evidenció que las relaciones interpersonales establecidas en la escuela, especialmente en las clases, forman un determinado ambiente sociomoral e influencian en cómo los alumnos interaccionan y resuelven los conflictos, así como, en la posible practica de bullying.es
dc.description.abstractA pesquisa que deu origem a este estudo teve por objetivo analisar as relações entre os estilos de resolução de conflitos adotados pelos professores e os modos de agir dos alunos perante conflitos entre pares e a possível incidência de bullying, em duas classes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de um município do interior de São Paulo. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa, aproximando-se de um estudo de caso. Para a coleta de dados, realizaram-se observações nas duas classes, preencheu-se uma ficha para caracterização dos ambientes sociomorais e aplicou-se dois questionários aos alunos: um com histórias hipotéticas de conflitos, baseado em Vicentin; outro sobre bullying, inspirado nos instrumentos de Olweus e de Ortega, MoraMerchán e Mora. Evidenciou-se que as relações interpessoais estabelecidas na escola, em especial na sala de aula, formam um determinado ambiente sociomoral e influenciam no modo como os alunos interagem e resolvem conflitos, bem como, na possível prática do bullying.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent92-112-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectSocio moral environmenten
dc.subjectInterpersonal conflictsen
dc.subjectBullyingen
dc.subjectAmbiente sociomorales
dc.subjectConflictos interpersonaleses
dc.subjectBullyinges
dc.subjectAmbiente sociomoralpt
dc.subjectConflitos interpessoaispt
dc.subjectBullyingpt
dc.titleUm estudo sobre as relações entre os conflitos interpessoais e o bullying entre escolarespt
dc.title.alternativeA study on the relationship between interpersonal conflicts and bullying among studentsen
dc.title.alternativeUn estudio sobre las relaciones entre los conflitos interpersonales y el bullying entre estudianteses
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.17058/rea.v21i1.3318-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-9949-2013-21-01-92-112.pdf-
dc.relation.ispartofReflexão e Ação-
dc.identifier.lattes6072184870578421-
dc.identifier.lattes8157283633787279-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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