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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125301
Title: 
Palavras viajeiras: circulação do conhecimento pedagógico em manuais escolares (Brasil/Portugal, de meados do século XIX a meados do século XX)
Other Titles: 
  • Travelling words: circulation of pedagogical knowledge in textbooks (Brazil/Portugal, from mid-nineteenth century to the mid-twentieth century)
  • Palabras viajeras: circulación del conocimiento pedagógico en manuales escolares(Brasil/Portugal de mediados del siglo XIX a mediados del siglo XX)
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1519-5902
Abstract: 
Na presente publicação apresenta-se análises de um conjunto de manuais escolares que circularam na Escola Normal brasileira e portuguesa entre meados do século XIX e meados do século XX a partir de diferentes olhares, reeditando em outra chave o processo original de circulação de ideias entre Brasil e Portugal no qual esses materiais se inserem. Orientados por outros estudos que tratam do mesmo tema, os autores realizaram recolha nos dois países a fim de comprovar a circulação do corpus empírico que, ao final, foi definido como fonte. Assim, chegou-se ao seguinte conjunto de manuais didáticos: Elementos de Pedagogia de Affreixo & Freire (1870); Curso Prático de Pedagogia Destinado aos Alunos-Mestres das Escolas Normaes Primarias e aos Instituidores em Exercício de Daligault (1874); Lições de Pedagogia Geral e de História da Educação de Pimentel Filho (1875); Lições de Pedologia e Pedagogia Experimental de Faria de Vasconcelos (1910); Lições de Metodologia, de Fonseca Lage (1920); A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana (1949) e Lições de Pedagogia, de Aquiles Archêro Junior (1955). Os pesquisadores utilizam diferentes lentes para tecer suas análises e, cada um segundo sua especialidade de pesquisa, aprofunda aspectos que, juntos, compõem um painel interpretativo sobre o processo de escolarização e seus espaços, a normatização do trabalho docente, os princípios que nortearam a seleção cultural para a escola primária, a constituição de modos e métodos de ensino para realizar os objetivos educacionais e a especificidade que assumem os materiais e o ensino da leitura e da escrita nessa instituição. Todas as análises reiteram a importância dos impressos na consolidação da escola primária portuguesa e brasileira, notadamente no que se refere às prescrições feitas nos manuais escolares que, em trânsito, configuram-se como palavras viajeiras.
Issue Date: 
2013
Citation: 
Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 179-183, 2013.
Time Duration: 
179-183
Keywords: 
  • Cultura escolar
  • Manuais didáticos e escolares
  • Forma escolar
  • Cultura material
  • Programas de ensino
Source: 
http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/505
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125301
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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