You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorValdemarin, Vera Teresa-
dc.contributor.authorSilva, Vera Lucia Gaspar da-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:51Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:36Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:51Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:36Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/505-
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 179-183, 2013.-
dc.identifier.issn1519-5902-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125301-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125301-
dc.description.abstractNa presente publicação apresenta-se análises de um conjunto de manuais escolares que circularam na Escola Normal brasileira e portuguesa entre meados do século XIX e meados do século XX a partir de diferentes olhares, reeditando em outra chave o processo original de circulação de ideias entre Brasil e Portugal no qual esses materiais se inserem. Orientados por outros estudos que tratam do mesmo tema, os autores realizaram recolha nos dois países a fim de comprovar a circulação do corpus empírico que, ao final, foi definido como fonte. Assim, chegou-se ao seguinte conjunto de manuais didáticos: Elementos de Pedagogia de Affreixo & Freire (1870); Curso Prático de Pedagogia Destinado aos Alunos-Mestres das Escolas Normaes Primarias e aos Instituidores em Exercício de Daligault (1874); Lições de Pedagogia Geral e de História da Educação de Pimentel Filho (1875); Lições de Pedologia e Pedagogia Experimental de Faria de Vasconcelos (1910); Lições de Metodologia, de Fonseca Lage (1920); A arte da leitura, de Mário Gonçalves Viana (1949) e Lições de Pedagogia, de Aquiles Archêro Junior (1955). Os pesquisadores utilizam diferentes lentes para tecer suas análises e, cada um segundo sua especialidade de pesquisa, aprofunda aspectos que, juntos, compõem um painel interpretativo sobre o processo de escolarização e seus espaços, a normatização do trabalho docente, os princípios que nortearam a seleção cultural para a escola primária, a constituição de modos e métodos de ensino para realizar os objetivos educacionais e a especificidade que assumem os materiais e o ensino da leitura e da escrita nessa instituição. Todas as análises reiteram a importância dos impressos na consolidação da escola primária portuguesa e brasileira, notadamente no que se refere às prescrições feitas nos manuais escolares que, em trânsito, configuram-se como palavras viajeiras.pt
dc.format.extent179-183-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectCultura escolarpt
dc.subjectManuais didáticos e escolarespt
dc.subjectForma escolarpt
dc.subjectCultura materialpt
dc.subjectProgramas de ensinopt
dc.titlePalavras viajeiras: circulação do conhecimento pedagógico em manuais escolares (Brasil/Portugal, de meados do século XIX a meados do século XX)pt
dc.title.alternativeTravelling words: circulation of pedagogical knowledge in textbooks (Brazil/Portugal, from mid-nineteenth century to the mid-twentieth century)en
dc.title.alternativePalabras viajeras: circulación del conocimiento pedagógico en manuales escolares(Brasil/Portugal de mediados del siglo XIX a mediados del siglo XX)es
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara/Jaú, Km 01, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4322/rbhe.2014.008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação-
dc.identifier.lattes9701075189282146-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.