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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125305
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dc.contributor.authorScarlatto, Elaine Cristina-
dc.contributor.authorGentilini, Joao Augusto-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:36Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:52Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:36Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/75-
dc.identifier.citationExitus, v. 3, n. 1, p. 47-59, 2013.-
dc.identifier.issn2236-2983-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125305-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125305-
dc.description.abstractThis study presents implications of the assumptions of a model of educational management based on the perspective of technical and instrumental rationality regarding fundamental studies of the Frankfurt School and Gentilini (2001). We analyzed the presence of such theoretical assumptions in the Complementary Education Program “Prof. Henrique Scabello” implemented in the city of Araraquara, SP. The results indicate that this model of educational management brings negative implications for the school investigated, and above all that adherence to the management model based on communicative rationality can favor the realization of a truly democratic school management.en
dc.description.abstractEste estudo apresenta implicações dos pressupostos de um modelo de gestão educacional fundamentado na perspectiva da racionalidade técnica e instrumental, tendo como referências fundamentais os estudos da Escola de Frankfurt e Gentilini (2001). Analisou-se a presença de tais pressupostos teóricos no Programa de Educação Complementar (PEC) “Prof. Henrique Scabello”, localizado na cidade de Araraquara-SP. Verificou-se que o referido modelo de gestão educacional traz implicações negativas à organização escolar investigada. E, sobretudo que a adesão ao modelo de gestão baseado na racionalidade comunicativa pode beneficiar a realização de uma gestão de ensino efetivamente democrática.pt
dc.format.extent47-59-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectRationalityen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEducational Managementen
dc.subjectRacionalidadept
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectGestão Educacionalpt
dc.titleA relevância da racionalidade comunicativa para a gestão educacionalpt
dc.title.alternativeThe relevance of communicative rationality to educational managementen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau, Km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau, Km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2236-2983-2012-03-01-47-59.pdf-
dc.relation.ispartofExitus-
dc.identifier.lattes1002967154950092-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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