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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125359
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borsato, Fabiane Renata | - |
dc.date.accessioned | 2015-07-15T18:28:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:52:44Z | - |
dc.date.available | 2015-07-15T18:28:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier | http://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtp/article/view/12 | - |
dc.identifier.citation | Texto Poético, v. 8, p. 104-115, 2010. | - |
dc.identifier.issn | 1808-5385 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/125359 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125359 | - |
dc.description.abstract | À utopia de um presente forte modernista que edificaria um futuro grandioso, a literatura contemporânea registra riscos, tensões existenciais, violência moral e física, justaposições espaciais, ilusões referenciais. O artista contemporâneo, consciente da incerteza do futuro e da queda das utopias, empurra o presente e aceita supressões temporais. Para reflexão sobre o fato, selecionamos, da produção modernista e contemporânea, os poemas “O elefante”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Notas de oficina”, de Alberto Martins. O estudo desses textos deve favorecer a compreensão do diálogo estabelecido entre os dois momentos. O elefante drummondiano, apesar da frágil condição de execução e da indiferença dos leitores, não desestabiliza o criador, que afirma: “Amanhã recomeço”. As “Notas de oficina” registradas pelo eu poético criado por Alberto Martins discutem o sofrimento do criador proveniente do processo criativo e indicam que o corpo do artesão sofre fisicamente as dificuldades do fazer artístico e despende mais tempo de descanso que de execução. A elipse temporal estende-se e impede a criação porque o erro é incompreensível e consequentemente não ajustado pelo eu poético. O artista contemporâneo revela a condição limite entre o fazer discursivo e sua impossibilidade, entre a ignorância e a dor de saber que “alguma coisa está errada”. | pt |
dc.format.extent | 104-115 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Alberto Martins | pt |
dc.subject | Carlos Drummond | pt |
dc.subject | Metalinguagem | pt |
dc.subject | Intertextualidade | pt |
dc.title | Percalços compositivos em notas de oficina, de Alberto Martins | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, 14800-901, CEP 14800901, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, 14800-901, CEP 14800901, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | - |
dc.relation.ispartof | Texto Poético | - |
dc.identifier.lattes | 9535861411923524 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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