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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125359
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorsato, Fabiane Renata-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:44Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:44Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://revistatextopoetico.com.br/index.php/rtp/article/view/12-
dc.identifier.citationTexto Poético, v. 8, p. 104-115, 2010.-
dc.identifier.issn1808-5385-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125359-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125359-
dc.description.abstractÀ utopia de um presente forte modernista que edificaria um futuro grandioso, a literatura contemporânea registra riscos, tensões existenciais, violência moral e física, justaposições espaciais, ilusões referenciais. O artista contemporâneo, consciente da incerteza do futuro e da queda das utopias, empurra o presente e aceita supressões temporais. Para reflexão sobre o fato, selecionamos, da produção modernista e contemporânea, os poemas “O elefante”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Notas de oficina”, de Alberto Martins. O estudo desses textos deve favorecer a compreensão do diálogo estabelecido entre os dois momentos. O elefante drummondiano, apesar da frágil condição de execução e da indiferença dos leitores, não desestabiliza o criador, que afirma: “Amanhã recomeço”. As “Notas de oficina” registradas pelo eu poético criado por Alberto Martins discutem o sofrimento do criador proveniente do processo criativo e indicam que o corpo do artesão sofre fisicamente as dificuldades do fazer artístico e despende mais tempo de descanso que de execução. A elipse temporal estende-se e impede a criação porque o erro é incompreensível e consequentemente não ajustado pelo eu poético. O artista contemporâneo revela a condição limite entre o fazer discursivo e sua impossibilidade, entre a ignorância e a dor de saber que “alguma coisa está errada”.pt
dc.format.extent104-115-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAlberto Martinspt
dc.subjectCarlos Drummondpt
dc.subjectMetalinguagempt
dc.subjectIntertextualidadept
dc.titlePercalços compositivos em notas de oficina, de Alberto Martinspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, 14800-901, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, 14800-901, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofTexto Poético-
dc.identifier.lattes9535861411923524-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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