Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125360
Título: 
Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
Título alternativo: 
  • The development of technological rationality and its relation to pedagogy and didactics
  • Escenas didáctico-pedagógicas y sus relaciones con el desarrollo de la racionalidad tecnológica
Autor(es): 
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8416
Resumo: 
  • Marcuse’s concept of technological rationality is still quite real because it allows for a critical analysis of our society. When applied to education it shows how our social practices, objectively organized with the help of technological devices, supercede themselves and create systemic consequences. This article analyzes some of these consequences for educational policies and forms of school management by investigating day-to-day occurences in a small school in the São Paulo countryside.
  • El concepto de “racionalidad tecnológica”, tal como fue formulado por H. Marcuse, mantiene su relevancia, por fomentar análisis críticos de nuestra sociedad. Al aplicarse al ámbito de la educación revela la forma como las prácticas sociales objetivamente organizadas con ayuda de los dispositivos tecnológicos se superan a si mismas, causando consecuencias sistémicas. Este artículo explora algunas de esas consecuencias en términos de las políticas educacionales y de las formas de gestión escolar al investigar escenas cotidianas sucedidas en una escuela provinciana de São Paulo.
  • O conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação, revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas, provocando consequências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas consequências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas em uma escola do interior paulista.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
Inter-ação, v. 39, n. 2, p. 285-295, 2014.
Duração: 
285-295
Palavras-chaves: 
  • Technological rationality
  • System
  • Autonomy
  • Racionalidad tecnológica
  • Sistema
  • Autonomía
  • Racionalidade tecnológica
  • Sistema
  • Autonomia
Fonte: 
http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31708
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/125360
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.