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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125360
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dc.contributor.authorLastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:44Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31708-
dc.identifier.citationInter-ação, v. 39, n. 2, p. 285-295, 2014.-
dc.identifier.issn1981-8416-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125360-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125360-
dc.description.abstractMarcuse’s concept of technological rationality is still quite real because it allows for a critical analysis of our society. When applied to education it shows how our social practices, objectively organized with the help of technological devices, supercede themselves and create systemic consequences. This article analyzes some of these consequences for educational policies and forms of school management by investigating day-to-day occurences in a small school in the São Paulo countryside.en
dc.description.abstractEl concepto de “racionalidad tecnológica”, tal como fue formulado por H. Marcuse, mantiene su relevancia, por fomentar análisis críticos de nuestra sociedad. Al aplicarse al ámbito de la educación revela la forma como las prácticas sociales objetivamente organizadas con ayuda de los dispositivos tecnológicos se superan a si mismas, causando consecuencias sistémicas. Este artículo explora algunas de esas consecuencias en términos de las políticas educacionales y de las formas de gestión escolar al investigar escenas cotidianas sucedidas en una escuela provinciana de São Paulo.es
dc.description.abstractO conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação, revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas, provocando consequências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas consequências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas em uma escola do interior paulista.pt
dc.format.extent285-295-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectTechnological rationalityen
dc.subjectSystemen
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectRacionalidad tecnológicaes
dc.subjectSistemaes
dc.subjectAutonomíaes
dc.subjectRacionalidade tecnológicapt
dc.subjectSistemapt
dc.subjectAutonomiapt
dc.titleCenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológicapt
dc.title.alternativeThe development of technological rationality and its relation to pedagogy and didacticsen
dc.title.alternativeEscenas didáctico-pedagógicas y sus relaciones con el desarrollo de la racionalidad tecnológicaes
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, Campos Ville, CEP 14800901, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp)-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5216/ia.v39i2.31708-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8416-2014-39-02-285-295.pdf-
dc.relation.ispartofInter-ação-
dc.identifier.lattes2752243344158475-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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