You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLeão, Andreza Marques de Castro-
dc.contributor.authorRibeiro, Paulo Rennes Marçal-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:44Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:59Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6585-
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 609-638, 2013.-
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125364-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125364-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify the conceptions of students of a Pedagogy course about infantile sexuality and gender relations, checking the needs that they appointed concerning studies about sexuality and sex education in their graduation. Using this information, the authors implemented an interventional course. The instruments used for data collection were two questionnaires. 342 students participated in the first phase of the study, corresponding to the completion of the questionnaire. 38 people participated on the second step – applying the course. The issues they indicated as necessary in their course were: sexuality, sex education, child sexuality, sexual abuse, adolescence and sexuality and disability. Finally, the results of the course were very satisfactory, however, reveals how much we still need to do for training professionals to implement the work of sex education in the school context.en
dc.description.abstractOs cursos de licenciatura devem oportunizar espaços para abrangência da sexualidade, constituindo, assim, meios de proporcionar aos discentes uma formação específica no tocante a estes assuntos. Considerando isso, o presente estudo objetivou identificar as concepções de um grupo de discentes de um curso de Pedagogia acerca da sexualidade infantil e das relações de gênero verificando as principais necessidades formativas que apresentavam concernentes a tais temáticas para, a partir disso, elaborar e implantar um curso interventivo. Os instrumentos empregados para coleta de dados foram dois questionários. A partir dos dados deste instrumento foi elaborado um curso interventivo em sexualidade voltado para os referidos discentes. Participaram da primeira etapa da pesquisa, correspondente ao preenchimento do questionário, 342 estudantes e da segunda etapa, aplicação do curso, 38 pessoas. Os temas indicados como os mais necessários em sua formação foram: sexualidade, educação sexual, sexualidade infantil, abuso sexual, adolescência e sexualidade e deficiências. Enfim, os resultados do curso foram muito satisfatórios, conseguindo prover de formação estes discentes, porém, revela o quanto ainda é preciso fazer pensando na formação de profissionais aptos a implantação da educação sexual no contexto escolar.pt
dc.format.extent609-638-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectSexualityen
dc.subjectSex Educationen
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectEducação Sexualpt
dc.subjectRelações de gêneropt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleCurso de formação inicial em sexualidade: relato de uma proposta interventivapt
dc.title.alternativeInitial training course on sexuality: report of a proposal interventionalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1982-5587-2013-08-03-609-638.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação-
dc.identifier.lattes6817625850441625-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.