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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125367
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilveira, Bruno Perozzi da-
dc.contributor.authorStefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero-
dc.contributor.authorPimenta, Juliana Carla Fleiria-
dc.contributor.authorDuci, Juliana Rossi-
dc.contributor.authorLastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco-
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:45Z-
dc.date.available2015-07-15T18:28:59Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046-
dc.identifier.citationConjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, n. 1, p. 164-178, 2013.-
dc.identifier.issn2178-4612-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125367-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125367-
dc.description.abstractThis article aims to discuss and reflect on the contributions of the Critical Theory of Society called for the field of education in times of increasing technological development. Therefore, we look to the works of three authors exponents of Critical Theory: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse, highlighting the reflections and analyzes of these authors and using them as input in the educational field. The selfreflective and self-education is conceived in its potential to overcome the conditions of domination that remain in our society increasingly technified and supposedly democratic. Thus, the educational praxis think it seems like something urgent and necessary to be broken with certain conditions that keeps our potential to barbarism.en
dc.description.abstractO presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educação autorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxis educativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.pt
dc.format.extent164-178-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectCritical Theoryen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectWalter Benjaminen
dc.subjectTheodor W. Adornoen
dc.subjectHerbert Marcuseen
dc.subjectTeoria Criticapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectTecnologiapt
dc.titleTeoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológicapt
dc.title.alternativeCritical theory of society: a look at education in times of technological societyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFaculdade Orígenes Lessa (Facol)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, CEP 14800900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, CEP 14800900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2178-4612-2013-18-01-164-178.pdf-
dc.relation.ispartofConjectura: Filosofia e Educacao-
dc.identifier.lattes2752243344158475-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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