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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125419
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDel Ré, Alessandra-
dc.contributor.authorHilário, Rosângela Nogarini-
dc.contributor.authorVieira, Alessandra Jacqueline-
dc.date.accessioned2015-07-16T18:48:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:52:51Z-
dc.date.available2015-07-16T18:48:33Z-
dc.date.available2016-10-25T20:52:51Z-
dc.date.issued2012-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2176-45732012000200005-
dc.identifier.citationBakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) , v. 7, n. 2, p. 57-74, 2012.-
dc.identifier.issn2176-4573-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125419-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/125419-
dc.description.abstractConsidering the hypothesis that Bakhtin and his Circle's reflections can help us think about issues involving the field of Language Acquisition, in addition to the fact that there are only a few works developed within this perspective in Brazil, in this article, we intend to discuss the notions of subject, subjectivity, individuality and singularity, drawing on Bakhtin's theory. Thus, in order to make this discussion clearer, we bring data from the speech of young children, from 1.8 to 3 years old, who were filmed in natural contexts interacting with their parents and relatives. From these data, we could verify, among other things, that children, as individuals who constitute themselves as subjects in and through language, bring marks to their discourse, revealing their subjectivity (through lexical, morphological, syntactic or genre choices).en
dc.description.abstractPartindo da hipótese de que as reflexões propostas por Bakhtin e pelo Círculo podem ajudar-nos a refletir sobre as questões que se colocam no campo da Aquisição da Linguagem, e considerando que há poucos registros no Brasil de trabalhos desenvolvidos dentro dessa perspectiva, pretendemos, neste artigo, ao pensar a constituição da criança na linguagem, no período de aquisição, discutir as noções de sujeito, subjetividade, individualidade e singularidade. A fim de visualizar melhor essa discussão, traremos os dados de fala de crianças pequenas, entre 1;8 e 3 anos, filmadas em contextos naturais de interação com pais e familiares. Com base neles, pudemos verificar, entre outras questões, que a criança, sujeito que se constitui na e pela língua(gem), imprime em suas produções marcas que revelam sua subjetividade (seja por escolhas lexicais, morfológicas, sintáticas, de gênero etc.).pt
dc.format.extent57-74-
dc.language.isopor-
dc.publisherLAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLanguage acquisitionen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectIndividualityen
dc.subjectSingularityen
dc.subjectBakhtin Circleen
dc.subjectAquisição da linguagempt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectIndividualidadept
dc.subjectSingularidadept
dc.subjectCírculo de Bakhtinpt
dc.titleSubjetividade, individualidade e singularidade na criança: um sujeito que se constitui socialmentept
dc.title.alternativeSubjectivity, individuality and singularity in children: a socially constituted subjecten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade do Estado de São Paulo-
dc.identifier.doi10.1590/S2176-45732012000200005-
dc.identifier.scieloS2176-45732012000200005-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS2176-45732012000200005.pdf-
dc.relation.ispartofBakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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