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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126004
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorZucoloto, Miriane Lucindo-
dc.contributor.authorMaroco, João-
dc.contributor.authorCampos, Juliana Alvares Duarte Bonini-
dc.date.accessioned2015-08-06T16:13:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:54:10Z-
dc.date.available2015-08-06T16:13:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:54:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/cob/article/view/729-
dc.identifier.citationBrazilian Dental Science, v. 15, n. 1, p. 58-64, 2012.-
dc.identifier.issn2178-6011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126004-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126004-
dc.description.abstractThe Burnout Syndrome is considered a psychosocial problem to which teachers are routinely exposed. This study was conducted to estimate the prevalence of burnout in Dentistry teachers and its relation to relevant socio-demographic variables. The participants were 70 teachers from the undergraduate Dentistry Course, Faculty of Dentistry of Araraquara – UNESP. Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) was used. The prevalence of burnout was estimated. In order to compare performed. Mean age of participants was 46.0 ± 6.1 and teaching experience was 19.6±7.6 years. The prevalence of burnout was 17.1%. Low mean scores for Exhaustion (2.11±0.61) and Disengagement (1.73±0.50) were observed. There reported taking medication due to work (p=0.008) and for those who have thought about quit teaching (p=0.001). There scores according to the habit of taking medication, the experience as a teacher and genderen
dc.description.abstractA Síndrome de Burnout é considerada um problema psicossocial a que os professores estão rotineiramente expostos. Realizou-se este estudo com o objetivo de estimar a prevalência da Síndrome de Burnout em professores de Odontologia e sua relação com características socio-demográficas de interesse. Participaram 70 professores do curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNESP. Utilizou-se o Inventário de Burnout de Oldenburg (OLBI). A prevalência de Burnout foi estimada por ponto e para comparação dos escores médios das dimensões do Burnout para cada variável de interesse foi realizado o teste t de Student. O nível de significância foi de 5%. A média de idade dos participantes foi de 46,0±6,1 e o tempo de atuação docente de 19,6±7,6 anos. A prevalência de Burnout foi de 17,1%. Observou-se baixos escores médios de Exaustão (2,11±0,61) e de Distanciamento (1,73±0,50). Na dimensão exaustão, houve diferença estatisticamente significante entre o gênero (p=0,049), entre os participantes que relataram ingerir medicação devido ao trabalho (p=0,008) e os que já pensaram em desistir da docência (p=0,001). Não houve diferença estatisticamente significante nos escores de Exaustão segundo o tempo de atuação docente e nos escores de Distanciamento de acordo com o gênero, o costume de ingerir medicação e o tempo de atuação na profissão.pt
dc.format.extent58-64-
dc.language.isoeng-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectOccupational healthen
dc.subjectBurnout syndromeen
dc.subjectDentistryen
dc.subjectFacultyen
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectSaúde ocupacionalpt
dc.subjectEsgotamento profissionalpt
dc.subjectOdontologiapt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectSaúde públicapt
dc.titleDentistry teachers and the burnout syndromeen
dc.title.alternativeA docência em Odontologia e a Síndrome de Burnoutpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionInstituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)-
dc.contributor.institutionUnidade de Investigação em Psicologia e Saúde (UIPES)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, Rua Humaitá 1680, Centro, CEP 14801-385, SP, Brasil-
dc.description.affiliationPsychology and Health Research Unit I&D - ISPA-IU - Lisboa - Portugal-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Araraquara, Rua Humaitá 1680, Centro, CEP 14801-385, SP, Brasil-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14295/bds.2012.v15i1.729-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2178-6011-2012-15-01-58-64.pdf-
dc.relation.ispartofBrazilian Dental Science-
dc.identifier.lattes7167211040669505-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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