You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126209
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSanabria de Aleluia, José Roberto-
dc.date.accessioned2015-08-06T16:15:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:54:38Z-
dc.date.available2015-08-06T16:15:12Z-
dc.date.available2016-10-25T20:54:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=464-
dc.identifier.citationSANABRIA DE ALELUIA, José Roberto. A invenção do filósofo ilustrado: notas arqueogenealógicas sobre o ensino da filosofia no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835827.-
dc.identifier.isbn9788579835827-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126209-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126209-
dc.description.abstractA principal proposta deste trabalho é discutir o tipo de filósofo que formam as universidades brasileiras, e o porquê dessa linha de formação. Para isto, o autor se debruça sobre o período que se estende do fim do século 19 até meados de 1936 e analisa em que condições emergiram os objetos do conhecimento no ensino de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), a mais importante do país. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a arqueogenealogia do pensador francês Michel Foucault (1926-1984), na qual o sujeito é, fundamentalmente, uma produção das práticas discursivas e de relações de saber-poder que o atravessam e o delimitam. Por meio desta metodologia, o autor logra apresentar os detalhes do percurso e fornece visibilidade não só às grandes linhas de continuidade discursiva, mas também das descontinuidades, dos vestígios e dos arquivos submersos da história oficial. Dessa forma, com uma reconstrução histórica das ideias e com o encadeamento dos fatos históricos que as geraram e que delas foram gerados, o livro faz emergir os discursos que deram origem ao cenário atual da formação acadêmica em Filosofia, sendo enfim, um poderoso olhar sobre o presente.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.subjectFilosofia-estudo e ensinopt
dc.titleA invenção do filósofo ilustrado: notas arqueogenealógicas sobre o ensino da filosofia no Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579835827.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.