Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126209
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sanabria de Aleluia, José Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-06T16:15:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:54:38Z | - |
dc.date.available | 2015-08-06T16:15:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=464 | - |
dc.identifier.citation | SANABRIA DE ALELUIA, José Roberto. A invenção do filósofo ilustrado: notas arqueogenealógicas sobre o ensino da filosofia no Brasil. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835827. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579835827 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126209 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126209 | - |
dc.description.abstract | A principal proposta deste trabalho é discutir o tipo de filósofo que formam as universidades brasileiras, e o porquê dessa linha de formação. Para isto, o autor se debruça sobre o período que se estende do fim do século 19 até meados de 1936 e analisa em que condições emergiram os objetos do conhecimento no ensino de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), a mais importante do país. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a arqueogenealogia do pensador francês Michel Foucault (1926-1984), na qual o sujeito é, fundamentalmente, uma produção das práticas discursivas e de relações de saber-poder que o atravessam e o delimitam. Por meio desta metodologia, o autor logra apresentar os detalhes do percurso e fornece visibilidade não só às grandes linhas de continuidade discursiva, mas também das descontinuidades, dos vestígios e dos arquivos submersos da história oficial. Dessa forma, com uma reconstrução histórica das ideias e com o encadeamento dos fatos históricos que as geraram e que delas foram gerados, o livro faz emergir os discursos que deram origem ao cenário atual da formação acadêmica em Filosofia, sendo enfim, um poderoso olhar sobre o presente. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.subject | Filosofia-estudo e ensino | pt |
dc.title | A invenção do filósofo ilustrado: notas arqueogenealógicas sobre o ensino da filosofia no Brasil | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579835827.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.