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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBaroni, Rosa Lúcia Sverzut-
dc.contributor.authorOtero-Garcia, Sílvio César-
dc.date.accessioned2015-08-06T16:15:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:54:38Z-
dc.date.available2015-08-06T16:15:12Z-
dc.date.available2016-10-25T20:54:38Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=470-
dc.identifier.citationBARONI, Rosa Lúcia Sverzut; OTERO-GARCIA, Sílvio César. Aspectos da história da análise matemática de Cauchy a Lebesgue. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836015.-
dc.identifier.isbn9788579836015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126211-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126211-
dc.description.abstractEste estudo apresenta aspectos históricos da análise, com o objetivo de construir subsídios que possam colaborar com aluno e professor na compreensão mais profunda dos conceitos que integram a disciplina. Matéria integrante de cursos de graduação em Matemática, a análise é fonte de grande ansiedade nos aluno e responsável por altos índices de reprovação. O impacto decorre do formalismo e abstração presentes na estrutura da análise, que trata primordialmente de processos infinitos em cujo centro encontra-se o conjunto dos números reais. Entre outros temas, a obra aborda a história da Matemática em relação aos conceitos de funções, “considerado como um dos mais difíceis de ser ensinado/aprendido”; de infinito, importante conceito em filosofia, ciências e matemática, que dependendo do contexto assume diferentes significados; e de limite, cuja noção é “particularmente difícil, típica da natureza do pensamento matemático avançado. Ele ocupa uma posição central que permeia a análise matemática toda”. Segundo os autores, uma análise histórica e epistemológica pode ajudar na abordagem e desenvolvimento didático, pois permite que os professores compreendam porque determinado conceito é de difícil compreensão para alguns estudantes (não somente de função, limite e infinito, mas também de fração, operações com zero, entre vários outros). O foco histórico recai sobre eventos ocorridos no decurso do século 19, representado como o período compreendido entre a publicação do Cours d’Analyse de Cauchy, em 1821, e da tese de doutorado de Lebesgue, em 1902.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.subjectMatemática-estudo e ensinopt
dc.subjectMatemática-históriapt
dc.titleAspectos da história da análise matemática de Cauchy a Lebesguept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579836015.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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