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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126211
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baroni, Rosa Lúcia Sverzut | - |
dc.contributor.author | Otero-Garcia, Sílvio César | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-06T16:15:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:54:38Z | - |
dc.date.available | 2015-08-06T16:15:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:54:38Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=470 | - |
dc.identifier.citation | BARONI, Rosa Lúcia Sverzut; OTERO-GARCIA, Sílvio César. Aspectos da história da análise matemática de Cauchy a Lebesgue. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836015. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579836015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126211 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126211 | - |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta aspectos históricos da análise, com o objetivo de construir subsídios que possam colaborar com aluno e professor na compreensão mais profunda dos conceitos que integram a disciplina. Matéria integrante de cursos de graduação em Matemática, a análise é fonte de grande ansiedade nos aluno e responsável por altos índices de reprovação. O impacto decorre do formalismo e abstração presentes na estrutura da análise, que trata primordialmente de processos infinitos em cujo centro encontra-se o conjunto dos números reais. Entre outros temas, a obra aborda a história da Matemática em relação aos conceitos de funções, “considerado como um dos mais difíceis de ser ensinado/aprendido”; de infinito, importante conceito em filosofia, ciências e matemática, que dependendo do contexto assume diferentes significados; e de limite, cuja noção é “particularmente difícil, típica da natureza do pensamento matemático avançado. Ele ocupa uma posição central que permeia a análise matemática toda”. Segundo os autores, uma análise histórica e epistemológica pode ajudar na abordagem e desenvolvimento didático, pois permite que os professores compreendam porque determinado conceito é de difícil compreensão para alguns estudantes (não somente de função, limite e infinito, mas também de fração, operações com zero, entre vários outros). O foco histórico recai sobre eventos ocorridos no decurso do século 19, representado como o período compreendido entre a publicação do Cours d’Analyse de Cauchy, em 1821, e da tese de doutorado de Lebesgue, em 1902. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.subject | Matemática-estudo e ensino | pt |
dc.subject | Matemática-história | pt |
dc.title | Aspectos da história da análise matemática de Cauchy a Lebesgue | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579836015.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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