Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126213
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furlan, Marília Molina | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-06T16:15:13Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:54:39Z | - |
dc.date.available | 2015-08-06T16:15:13Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=475 | - |
dc.identifier.citation | FURLAN, Marília Molina. Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835759. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579835759 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126213 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126213 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa investiga até que ponto as características dos livros de autoajuda para adultos também estão presentes no discurso de autoajuda para adolescentes. Para a autora, a diferença nos livros para os adolescentes é certa atenuação do tom autoritário típico desse discurso quando ele é dirigido aos adultos. Mas em ambos os casos trata-se de um discurso voltado para a promoção da ideologia centrada no individualismo pós-moderno, cujo ideal é um indivíduo seguro, autoconfiante, determinado e concentrado em alcançar sucesso profissional e financeiro. Com base na abordagem interdiscursiva proposta pelo francês Maingueneau, a pesquisadora desvela os principais traços semânticos que definem o discurso de autoajuda, entre os quais a manifestação da certeza é um dos mais presentes, ao mesmo tempo em que a manifestação da dúvida é um dos mais rejeitados. De acordo com ela, o sujeito enunciador desse discurso não promove uma reflexão ou um debate sobre as condições que teriam conduzido o leitor a um estado de insatisfação, mas se propõe a ser um guia, um orientador que receita fórmulas para a superação de tal estado. Já o leitor desse tipo de literatura é colocado sempre como inseguro, descrente de suas habilidades ou de sua capacidade de superação dos problemas, alguém perdido, carente de orientação e pessimista. Fatores tratados furiosamente como indesejáveis nos livros para adultos, mas como mais “compreensíveis” nos livros para adolescentes. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.subject | Análise do discurso literário | pt |
dc.subject | Linguística | pt |
dc.title | Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579835759.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.