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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126213
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFurlan, Marília Molina-
dc.date.accessioned2015-08-06T16:15:13Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:54:39Z-
dc.date.available2015-08-06T16:15:13Z-
dc.date.available2016-10-25T20:54:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=475-
dc.identifier.citationFURLAN, Marília Molina. Cenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentes. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835759.-
dc.identifier.isbn9788579835759-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126213-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126213-
dc.description.abstractA pesquisa investiga até que ponto as características dos livros de autoajuda para adultos também estão presentes no discurso de autoajuda para adolescentes. Para a autora, a diferença nos livros para os adolescentes é certa atenuação do tom autoritário típico desse discurso quando ele é dirigido aos adultos. Mas em ambos os casos trata-se de um discurso voltado para a promoção da ideologia centrada no individualismo pós-moderno, cujo ideal é um indivíduo seguro, autoconfiante, determinado e concentrado em alcançar sucesso profissional e financeiro. Com base na abordagem interdiscursiva proposta pelo francês Maingueneau, a pesquisadora desvela os principais traços semânticos que definem o discurso de autoajuda, entre os quais a manifestação da certeza é um dos mais presentes, ao mesmo tempo em que a manifestação da dúvida é um dos mais rejeitados. De acordo com ela, o sujeito enunciador desse discurso não promove uma reflexão ou um debate sobre as condições que teriam conduzido o leitor a um estado de insatisfação, mas se propõe a ser um guia, um orientador que receita fórmulas para a superação de tal estado. Já o leitor desse tipo de literatura é colocado sempre como inseguro, descrente de suas habilidades ou de sua capacidade de superação dos problemas, alguém perdido, carente de orientação e pessimista. Fatores tratados furiosamente como indesejáveis nos livros para adultos, mas como mais “compreensíveis” nos livros para adolescentes.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt
dc.subjectLinguísticapt
dc.titleCenografia e ethos discursivo nas obras de autoajuda para adolescentespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579835759.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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