Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126216
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castiblanco Abril, Olga Lucía | - |
dc.contributor.author | Nardi, Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-06T16:15:13Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:54:39Z | - |
dc.date.available | 2015-08-06T16:15:13Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=476 | - |
dc.identifier.citation | CASTIBLANCO ABRIL, Olga Lucía; NARDI, Roberto. Didática da física. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835728. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579835728 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126216 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126216 | - |
dc.description.abstract | Com o propósito de contribuir com meios que permitam uma melhor compreensão da natureza da Didática da Física como disciplina de cursos de Física, esta obra exprime a experiência de Roberto Nardi e Olga Castiblanco como professores de Física no ensino médio, e principalmente no ensino superior, no Brasil e na Colômbia. Foi concebida também com base em pesquisa conduzida pelos autores, na qual buscaram organizar e ministrar conjuntamente a disciplina Didática das Ciências em curso de licenciatura em Física. O livro apresenta uma estrutura teórica associada a sugestões de atividades práticas que relacionam objetivos, conteúdos e metodologias de ensino, com o objetivo de garantir coerência entre o que se diz e o que se faz em sala de aula quando se ensina essa disciplina. Os autores defendem a ideia de que a Didática da Física possui conteúdos característicos, que podem ser trabalhados com os futuros professores, dando-lhes suporte para gerar estratégias de ensino próprias. Para eles a disciplina deve superar a perspectiva exclusivamente instrumentalista e buscar também a dimensão essencial da Didática, que é a de dar identidade à profissão de ensinar. Em decorrência de tal concepção os autores propõem uma “Pratica de ensino a partir de três dimensões”, na qual apresentam os pressupostos que devem ser considerados para organizar sequências de atividades em um curso de Didática da Física. A dimensão física objetiva levar os licenciandos a rever suas concepções da Física e do Ensino da Física; a dimensão sociocultural procura gerar inquietações sobre como resolver os problemas de adequação dos conteúdos e das metodologias de ensino para diversas realidades educacionais; e a dimensão técnica visa chamar a atenção para a superação da visão ingênua de que a utilização de recursos de apoio em sala de aula garante a solução para os problemas de ensino ou que é o único objetivo da Didática da Física. | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.subject | Educação para Ciência | pt |
dc.title | Didática da física | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579835728.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.