Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126219
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moraes, Agnes Iara Domingos | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-06T16:15:14Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:54:39Z | - |
dc.date.available | 2015-08-06T16:15:14Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=479 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Agnes Iara Domingos. Ensino primário tipicamento rural no estado de São Paulo: granjas escolares, grupos escolares rurais e escolas típicas rurais (1933-1968). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836053. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579836053 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126219 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126219 | - |
dc.description.abstract | Entre os anos 1930 e 1960, período de grande crescimento de escolas rurais primárias no estado de São Paulo, conviveram dois tipos de propostas pedagógicas para a educação rural no interior paulista – o ensino comum, ministrado nas escolas isoladas, e o ensino típico rural, presente nas Granjas Escolares, nos Grupos Escolares Rurais e nas Escolas Típicas Rurais. Neste livro, Agnes Iara Domingos Moraes analisa essas instituições, buscando definir as características de cada modalidade, o interesse do Estado com sua implementação e o papel que desempenharam na educação rural paulista. A autora tenta compreender as especificidades dessas escolas e também relacioná-las às metas políticas, econômicas e culturais no momento histórico em que elas foram implementadas: de 1933, quando foi criada a figura institucional das Granjas Escolares, a 1968, ano em que uma extensa reforma educacional extinguiu formalmente as experiências de educação rural, substituindo-a pela escola primária comum. O estado de São Paulo, pontua a autora, discutiu durante décadas sobre a concepção mais adequada de educação escolar voltada às populações de áreas rurais. Já no início desses debates, certos setores consideravam o Brasil um país urbano e industrial, interpretação que ganhou força com o passar dos anos e persiste ainda hoje. Assim, vista como residual e sem expressividade, a população rural não demandaria investimento estatal na área de educação. Para Moraes, no entanto, a educação para/no/do campo continua sendo uma temática candente com cujo debate este livro pode contribuir. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.title | Ensino primário tipicamento rural no estado de São Paulo: granjas escolares, grupos escolares rurais e escolas típicas rurais (1933-1968) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2012/08203-5 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579836053.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.