You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoraes, Agnes Iara Domingos-
dc.date.accessioned2015-08-06T16:15:14Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:54:39Z-
dc.date.available2015-08-06T16:15:14Z-
dc.date.available2016-10-25T20:54:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=479-
dc.identifier.citationMORAES, Agnes Iara Domingos. Ensino primário tipicamento rural no estado de São Paulo: granjas escolares, grupos escolares rurais e escolas típicas rurais (1933-1968). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579836053.-
dc.identifier.isbn9788579836053-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126219-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126219-
dc.description.abstractEntre os anos 1930 e 1960, período de grande crescimento de escolas rurais primárias no estado de São Paulo, conviveram dois tipos de propostas pedagógicas para a educação rural no interior paulista – o ensino comum, ministrado nas escolas isoladas, e o ensino típico rural, presente nas Granjas Escolares, nos Grupos Escolares Rurais e nas Escolas Típicas Rurais. Neste livro, Agnes Iara Domingos Moraes analisa essas instituições, buscando definir as características de cada modalidade, o interesse do Estado com sua implementação e o papel que desempenharam na educação rural paulista. A autora tenta compreender as especificidades dessas escolas e também relacioná-las às metas políticas, econômicas e culturais no momento histórico em que elas foram implementadas: de 1933, quando foi criada a figura institucional das Granjas Escolares, a 1968, ano em que uma extensa reforma educacional extinguiu formalmente as experiências de educação rural, substituindo-a pela escola primária comum. O estado de São Paulo, pontua a autora, discutiu durante décadas sobre a concepção mais adequada de educação escolar voltada às populações de áreas rurais. Já no início desses debates, certos setores consideravam o Brasil um país urbano e industrial, interpretação que ganhou força com o passar dos anos e persiste ainda hoje. Assim, vista como residual e sem expressividade, a população rural não demandaria investimento estatal na área de educação. Para Moraes, no entanto, a educação para/no/do campo continua sendo uma temática candente com cujo debate este livro pode contribuir.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleEnsino primário tipicamento rural no estado de São Paulo: granjas escolares, grupos escolares rurais e escolas típicas rurais (1933-1968)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2012/08203-5-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579836053.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.