You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126501
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorGermano, Vitor Abdias Cabót-
dc.date.accessioned2015-08-20T17:09:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:55:17Z-
dc.date.available2015-08-20T17:09:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:55:17Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.identifier.citationGERMANO, Vitor Abdias Cabót. Educação física escolar e currículo do Estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do Hip Hop e Street dance. 2015. 158 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126501-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126501-
dc.description.abstractWhereas cell phones are made increasingly present among young people, and that these devices have several features that may be interesting an educational perspective, the objective of this study was to investigate the pedagogical possibilities of mobile uses in Physical Education, the dance curriculum content offered by the State of São Paulo, more specifically, the Hip Hop and Street Dance, contemplated in the ninth year of elementary school. For this, the research method consisted of three distinct and complementary stages: 1- Study the issue of diagnosis performed through documentary analysis, participant observation and interviews with teachers, students and coordinators of two schools, one public and one private ; 2- Implementation classes, by the researcher, bringing the resources of the cell of said content; 3- Evaluation of classes taught, from interviews with teachers and students, raising the main impressions, possibilities and limitations of the proposal implemented. Data analysis was carried out through a thematic categorization, which culminated in four categories of analysis, namely: ICT, diagnosis and realities; Possibilities and cellular contributions in Physical Education; Innovations in Physical Education and difficulties. In the first category, we could show a marked difference between public education and private, in relation to access to and use of ICT in the school environment. It was found also that the use of cell is present in the routine of school actors. With regard to the pedagogical possibilities, the cell proved to be a versatile tool for the development of the classes thus enabled the exploitation as a source of immediate search, image registration and pedagogical situations and interactivity, from a virtual group. In addition, both dance as a content of the classes, as the cell were considered innovations in Physical Education. In the case of difficulties, there was a resistance on the part of schools....en
dc.description.abstractConsiderando que os aparelhos celulares se fazem cada vez mais presentes entre os jovens, e que estes dispositivos apresentam diversos recursos que podem ser interessantes numa perspectiva educacional, o objetivo do presente estudo foi investigar as possibilidades pedagógicas dos usos dos celulares nas aulas de Educação Física, no conteúdo de dança proposto pelo currículo do Estado de São Paulo, mais especificamente, o Hip Hop e Street dance, contemplados no nono ano do Ensino Fundamental. Para isso, o método da pesquisa consistiu em três etapas distintas e complementares: 1- Diagnóstico da temática do estudo realizado por meio uma análise documental, observação participante e entrevistas com professores, alunos e coordenadores pedagógicos de duas escolas, sendo uma pública e outra privada; 2- Implementação de aulas, pelo próprio pesquisador, aproximando os recursos do celular do conteúdo referido; 3- Avaliação das aulas ministradas, a partir de entrevistas com professores e alunos, levantando as principais impressões, possibilidades e limitações da proposta implementada. A análise dos dados ocorreu por meio de uma categorização temática, a qual culminou em quatro categorias de análise, sendo elas: TIC, diagnóstico e realidades; Possibilidades e contribuições do celular nas aulas de Educação Física; Inovações nas aulas de Educação Física e Dificuldades. Na primeira categoria, pôde-se evidenciar uma grande diferença, entre o ensino público e o privado, em relação ao acesso e uso das TIC no ambiente escolar. Verificou-se, também, que a utilização do celular se faz presente no cotidiano dos atores escolares. Em relação às possibilidades pedagógicas, o celular se mostrou como uma ferramenta versátil para o desenvolvimento das aulas, dessa forma possibilitou a exploração como fonte de pesquisa imediata, registro de imagens e situações pedagógicas, bem como interatividade, a partir de...pt
dc.format.extent158 f. : gráfs., il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingpt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt
dc.subjectTelefone celularpt
dc.subjectEnsino - Currículos. São Paulo (Estado)pt
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt
dc.subjectDança de ruapt
dc.subjectHip-hop (Cultura popular)pt
dc.titleEducação física escolar e currículo do Estado de São Paulo: possibilidades dos usos do celular como recurso pedagógico no ensino do Hip Hop e Street dancept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/22-07-2015/000841599.pdf-
dc.identifier.aleph000841599-
dc.identifier.capes33004137066P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.