You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126592
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida Júnior, Oswaldo Francisco de [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Heloá Cristina Camargo de-
dc.date.accessioned2015-08-20T17:10:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:55:30Z-
dc.date.available2015-08-20T17:10:12Z-
dc.date.available2016-10-25T20:55:30Z-
dc.date.issued2015-04-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de. A mediação em projetos de incentivo à leitura: a apropriação da informação para construção do conhecimento e do pensamento crítico. 2015. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126592-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126592-
dc.description.abstractIt is understood that mediation proves important as the way to a more committed socially performance in reading incentive practices. It is through that it is created forms of action that have the significant approaches based, for example, guided by the appropriation of information and knowledge construction. In this sense, the reading is presented as an important factor, with the basic requirement for the appropriation of information. However, it is cleared that there is a certain lack of the studies directly focused to the topic within the Information Science. In this way, it is seeked to analyze the relationships between practices to encourage reading and mediation of information, in particular the aspects related to the interference of agents, information appropriation and the construction of knowledge and critical thinking. Therefore, it delimited as focus of analysis the practices developed in the city of Londrina, within the state of Paraná, specifically in the award-winning Project Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes, developed by Londrina Department of Education since 2002. It was used a qualitative approach and exploratory method by mean of Discourse Analysis (AD) technique and the Discourse of the Collective Subject (DCS) to analyze the data obtained in interviews, documents and notices. It was found that the strengthening of the mediation process bases may be the key to that review must have more impacts outlined in projects such as what constitutes the universe for this work. At the end, It is proposed a restructuring of the bases of reading incentive projects for the optimization of these, in order to widely promote the appropriation of information, and the construction of knowledge and critical thinking.en
dc.description.abstractCompreende-se que a mediação se mostra importante enquanto caminho para uma atuação mais comprometida socialmente em práticas de incentivo à leitura. Por meio dela, é possível criar formas de atuação que tenham como base abordagens significativas, por exemplo pautadas na apropriação da informação e construção do conhecimento. Nesse sentido, a leitura se apresenta como um importante fator, sendo o requisito básico para a apropriação da informação. No entanto, evidencia-se que há certa carência quanto aos estudos diretamente voltados a essa temática dentro da Ciência da Informação. Dessa maneira, busca-se analisar as relações existentes entre práticas de incentivo à leitura e mediação da informação, em especial os aspectos vinculados à interferência dos agentes, a apropriação da informação e a construção do conhecimento e do pensamento crítico. Para tanto, delimitou-se como foco de análise as práticas desenvolvidas na cidade de Londrina, no interior do estado do Paraná, especificamente no já premiado Projeto Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Londrina desde o ano de 2002. Com uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, utiliza-se os métodos, mais especificamente as técnicas, Análise de Discurso (AD) e Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar os dados obtidos em entrevista, documentos e observações. Constatou-se que o fortalecimento das bases do processo de mediação pode ser a chave para que tal processo tenha impactos mais delineados em projetos como o que constitui o universo de pesquisa deste trabalho. Ao final propõe-se uma reestruturação das bases dos projetos de incentivo à leitura para a otimização desses, com o intuito de promover amplamente a apropriação da informação, e a construção do conhecimento e do pensamento crítico.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent171 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectIncentivo à leiturapt
dc.subjectPensamento críticopt
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt
dc.subjectCritical thinkingpt
dc.titleA mediação em projetos de incentivo à leitura: a apropriação da informação para construção do conhecimento e do pensamento críticopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-07-2015/000841885.pdf-
dc.identifier.aleph000841885-
dc.identifier.capes33004110043P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.