Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126645
- Title:
- Alienação acadêmica: uma reflexão a partir de Marx, Bauman e Castoriadis
- Maior Junior, Gilson Souto
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- The education is a fundamental part of a human life, extrapolating formal aspects and can be experienced in different existence activities. When the education is analyzed under a cultural context, it's noticed the influence of the education on docent and students formation, being the reproduction of this context. Thus, three aims were stablished: a) revise Marx literature about alienation; b) analyze and compare the understanding of alienation in Bauman's and Castoriadis' theory; c) suggest, from the theoretical readings, a search path in education area. For this purpose, a simple theoretical research was performed, showing the recurrent categories found in a literature review. Besides, the current context is discussed from a sociological and pedagogical point of view, focusing on raise important questioning for the educational area. The results pointed out that in a society characterized by liquid pragmatism, the students turn out to reflect their current society. It is expected - inside the limit of this study - to contributing to the formation of an education more aware of its culture that surrounds them
- A educação é parte primordial da vida humana, extrapolando os aspectos formais e podendo ser vivenciada nas diferentes atividades da existência. Quando a educação é analisada à luz do contexto cultural, percebe-se a influência dessa na formação docente e discente, verificando-se que a mesma torna-se uma reprodução desse contexto. Assim, estabeleceram-se três objetivos: a) revisar a literatura de Marx sobre a alienação; b) analisar e comparar a compreensão de alienação na teoria de Bauman e Castoriadis; c) sugerir, a partir das leituras, um caminho de pesquisa na área da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, evidenciando-se as categorias recorrentes encontradas na revisão da literatura. Além disso, discutem-se o contexto atual da educação brasileira a partir de um ponto de vista sociológico e pedagógico, visando uma reflexão que possa levantar questionamentos importantes para a área educacional. Os resultados indicam que numa sociedade marcada pelo pragmatismo líquido os alunos acabam por refletir a sociedade na qual vivem. Espera-se - respeitados os limites deste estudo - contribuir para a formação de uma educação mais consciente da cultura que o cerca
- 11-Mar-2015
- MAIOR JUNIOR, Gilson Souto. Alienação acadêmica: uma reflexão a partir de Marx, Bauman e Castoriadis. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Individualismo
- Tecnologia educacional
- Pós-modernismo
- Sociedade do conhecimento
- Educação
- Pedagogia critica
- Professores
- Abordagem interdisciplinar do conhecimento
- Individualism
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126645
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.