Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126645
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jorge, Marcos [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Maior Junior, Gilson Souto | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-20T18:50:02Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:55:36Z | - |
dc.date.available | 2015-08-20T18:50:02Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:55:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-11 | - |
dc.identifier.citation | MAIOR JUNIOR, Gilson Souto. Alienação acadêmica: uma reflexão a partir de Marx, Bauman e Castoriadis. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/126645 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126645 | - |
dc.description.abstract | The education is a fundamental part of a human life, extrapolating formal aspects and can be experienced in different existence activities. When the education is analyzed under a cultural context, it's noticed the influence of the education on docent and students formation, being the reproduction of this context. Thus, three aims were stablished: a) revise Marx literature about alienation; b) analyze and compare the understanding of alienation in Bauman's and Castoriadis' theory; c) suggest, from the theoretical readings, a search path in education area. For this purpose, a simple theoretical research was performed, showing the recurrent categories found in a literature review. Besides, the current context is discussed from a sociological and pedagogical point of view, focusing on raise important questioning for the educational area. The results pointed out that in a society characterized by liquid pragmatism, the students turn out to reflect their current society. It is expected - inside the limit of this study - to contributing to the formation of an education more aware of its culture that surrounds them | en |
dc.description.abstract | A educação é parte primordial da vida humana, extrapolando os aspectos formais e podendo ser vivenciada nas diferentes atividades da existência. Quando a educação é analisada à luz do contexto cultural, percebe-se a influência dessa na formação docente e discente, verificando-se que a mesma torna-se uma reprodução desse contexto. Assim, estabeleceram-se três objetivos: a) revisar a literatura de Marx sobre a alienação; b) analisar e comparar a compreensão de alienação na teoria de Bauman e Castoriadis; c) sugerir, a partir das leituras, um caminho de pesquisa na área da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, evidenciando-se as categorias recorrentes encontradas na revisão da literatura. Além disso, discutem-se o contexto atual da educação brasileira a partir de um ponto de vista sociológico e pedagógico, visando uma reflexão que possa levantar questionamentos importantes para a área educacional. Os resultados indicam que numa sociedade marcada pelo pragmatismo líquido os alunos acabam por refletir a sociedade na qual vivem. Espera-se - respeitados os limites deste estudo - contribuir para a formação de uma educação mais consciente da cultura que o cerca | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Individualismo | pt |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt |
dc.subject | Pós-modernismo | pt |
dc.subject | Sociedade do conhecimento | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Pedagogia critica | pt |
dc.subject | Professores | pt |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | pt |
dc.subject | Individualism | pt |
dc.title | Alienação acadêmica: uma reflexão a partir de Marx, Bauman e Castoriadis | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838468.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000838468 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.