You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJorge, Marcos [UNESP]-
dc.contributor.authorMaior Junior, Gilson Souto-
dc.date.accessioned2015-08-20T18:50:02Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:55:36Z-
dc.date.available2015-08-20T18:50:02Z-
dc.date.available2016-10-25T20:55:36Z-
dc.date.issued2015-03-11-
dc.identifier.citationMAIOR JUNIOR, Gilson Souto. Alienação acadêmica: uma reflexão a partir de Marx, Bauman e Castoriadis. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126645-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126645-
dc.description.abstractThe education is a fundamental part of a human life, extrapolating formal aspects and can be experienced in different existence activities. When the education is analyzed under a cultural context, it's noticed the influence of the education on docent and students formation, being the reproduction of this context. Thus, three aims were stablished: a) revise Marx literature about alienation; b) analyze and compare the understanding of alienation in Bauman's and Castoriadis' theory; c) suggest, from the theoretical readings, a search path in education area. For this purpose, a simple theoretical research was performed, showing the recurrent categories found in a literature review. Besides, the current context is discussed from a sociological and pedagogical point of view, focusing on raise important questioning for the educational area. The results pointed out that in a society characterized by liquid pragmatism, the students turn out to reflect their current society. It is expected - inside the limit of this study - to contributing to the formation of an education more aware of its culture that surrounds themen
dc.description.abstractA educação é parte primordial da vida humana, extrapolando os aspectos formais e podendo ser vivenciada nas diferentes atividades da existência. Quando a educação é analisada à luz do contexto cultural, percebe-se a influência dessa na formação docente e discente, verificando-se que a mesma torna-se uma reprodução desse contexto. Assim, estabeleceram-se três objetivos: a) revisar a literatura de Marx sobre a alienação; b) analisar e comparar a compreensão de alienação na teoria de Bauman e Castoriadis; c) sugerir, a partir das leituras, um caminho de pesquisa na área da educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, evidenciando-se as categorias recorrentes encontradas na revisão da literatura. Além disso, discutem-se o contexto atual da educação brasileira a partir de um ponto de vista sociológico e pedagógico, visando uma reflexão que possa levantar questionamentos importantes para a área educacional. Os resultados indicam que numa sociedade marcada pelo pragmatismo líquido os alunos acabam por refletir a sociedade na qual vivem. Espera-se - respeitados os limites deste estudo - contribuir para a formação de uma educação mais consciente da cultura que o cercapt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectIndividualismopt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectPós-modernismopt
dc.subjectSociedade do conhecimentopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPedagogia criticapt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt
dc.subjectIndividualismpt
dc.titleAlienação acadêmica: uma reflexão a partir de Marx, Bauman e Castoriadispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838468.pdf-
dc.identifier.aleph000838468-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.