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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126678
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dc.contributor.advisorCampos, Ricardo Luiz Sapia de [UNESP]-
dc.contributor.authorTroiano, Jéssica Aline-
dc.date.accessioned2015-08-20T18:50:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:55:41Z-
dc.date.available2015-08-20T18:50:09Z-
dc.date.available2016-10-25T20:55:41Z-
dc.date.issued2015-06-01-
dc.identifier.citationTROIANO, Jéssica Aline. A subjetividade do novo agente produtivo-consumidor na produção orgânica: algumas experiências brasileiras e espanholas. 2015. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126678-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126678-
dc.description.abstractEn este trabajo presento las interpretaciones y conclusiones de investigación de Iniciación Científica acerca del desarrollo de la agricultura ecológica en pequeñas y medianas fincas. Al comparar las realidades de dos grupos de productores ecológicos, el Instituto ANNONA de Agricultura Sustentable, una asociación del interior paulista, y los productores relacionados a asociaciones de producción y consumo y grupos de consumo de la Andalucía occidental-España, trato de entender la emergencia de la agricultura ecológica como alternativa productiva y de desarrollo para pequeños y medianos productores y para los espacios rurales. En los últimos años, cambios en la organización productiva, alimentaria y de los espacios rurales han puesto en la agenda la necesidad de una agricultura que cumpla con valores como la salud, la sostenibilidad y la justicia social. La introducción de esas demandas en la producción y consumo de productos ecológicos nos dirige al debate de un circuito de producción y valoración inmaterial, donde subjetividades son privilegiadas en la producción del valor. La idea del agente productivo-consumidor, un productor y consumidor de los valores, gustos e ideales relacionados a la agricultura ecológica, se evoca en este contexto buscando traducir un acercamiento de las etapas de producción y consumo en la construcción de mercados como el de productos ecológicos. Un perfil productivo relacionado a altos niveles de educación y a un hacer emprendedor, sumado a dinámicas de cooperación y la acción pública, demuestra estrecha relación con el dinamismo de las experiencias acompañadas. Aspectos como reciprocidad y confianza aparecen en la medida que actúan en esferas como la comercialización y la certificación, tan importantes en mercados como el de productos ecológicoses
dc.description.abstractNeste trabalho apresento as interpretações e conclusões de pesquisa de Iniciação Científica acerca do desenvolvimento da agricultura orgânica em pequenas e médias propriedades rurais. Ao comparar as realidades de dois grupos de produtores orgânicos, o Instituto ANNONA de Agricultura Sustentável, uma associação do interior paulista, e os produtores relacionados a associações de produção e consumo e grupos de consumo da Andaluzia ocidental-Espanha, procuro entender a emergência da agricultura orgânica como alternativa produtiva e de desenvolvimento para pequenos e médios produtores e para os espaços rurais. Em anos recentes, mudanças na organização produtiva, alimentar e dos espaços rurais, colocam em pauta a necessidade de uma agricultura que responda a valores como a saúde, a sustentabilidade e a justiça social. A introdução dessas demandas na produção e consumo de produtos orgânicos, nos direciona ao debate de um circuito de produção e valorização imaterial, onde subjetividades são privilegiadas na produção de valor. A ideia do agente produtivo-consumidor, um produtor e consumidor dos valores, gostos e ideais relacionados a agricultura orgânica, é evocada nesse contexto buscando traduzir uma aproximação das etapas de produção e consumo na construção de mercados como o de produtos orgânicos. Um perfil produtivo relacionado a altos níveis de escolaridade e a um fazer empreendedor, somado a dinâmicas de cooperação e a ação pública demonstra estreita relação com o dinamismo das experiências acompanhadas. Aspectos como reciprocidade e confiança aparecem à medida que atuam em esferas como a comercialização e a certificação, tão importantes em mercados como o de produtos orgânicospt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAgricultura organicapt
dc.subjectProdutos agricolaspt
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt
dc.subjectEconomic developmentpt
dc.titleA subjetividade do novo agente produtivo-consumidor na produção orgânica: algumas experiências brasileiras e espanholaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-04/000843752.pdf-
dc.identifier.aleph000843752-
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