You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126691
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarques, José Carlos [UNESP]-
dc.contributor.authorCortez, Gabriel de Lima Alves-
dc.date.accessioned2015-08-20T18:50:11Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:55:43Z-
dc.date.available2015-08-20T18:50:11Z-
dc.date.available2016-10-25T20:55:43Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCORTEZ, Gabriel de Lima Alves. A brasilidade no jornalismo de Revista Nacional: uma análise do discurso das revistas Veja e Época na copa do mundo de futebol de 2014. 2015. . Trabalho de Conclusão de Curso (bacharel em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126691-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126691-
dc.description.abstractO presente trabalho buscará verificar a noção (ou as noções) de brasilidade no jornalismo de revista nacional - e como essas noções contribuem para a construção (e a reafirmação) de determinados discursos acerca da cultura e da identidade brasileira. Analisaremos os discursos das revistas Veja e Época em textos (veiculados entre novembro de 2013 e novembro de 2014) a respeito da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A pesquisa partirá de fundamentos da Análise do Discurso (AD) Francesa e de uma concepção intercultural de sociedade (que enxerga as relações sociais como processos de negociação de conflitos culturais entre os grupos sociais). Pretende-se mostrar de que forma os discursos das revistas repercutiram a noção de brasilidade -se de maneira homogeneizadora, ou se de maneira plural- nos textos a respeito da organização do país para o megaevento, bem como nas reportagens a respeito do desenvolvimento do torneio em si. Indicaremos a influência da ideologia na produção discursiva (textual e imagética) dessas revistas quando abordam aspectos da cultura e da identidade brasileira nos textos sobre o Mundial - especialmente, quando tratam de nossa alteridade, a partir de uma perspectiva hegeliana de inferioridade da cultura latina em relação à cultura europeia. Ademais, indicar-se-ão algumas noções de brasilidade construídas pelos principais nomes da historiografia nacional do século XX - noções, essas, que revivem no discurso jornalístico sobre o Brasil e os brasileirospt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectCultura e meios de culturapt
dc.subjectIdentidade socialpt
dc.subjectDiscourse analysispt
dc.titleA brasilidade no jornalismo de Revista Nacional: uma análise do discurso das revistas Veja e Época na copa do mundo de futebol de 2014pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-08-13/000844195.pdf-
dc.identifier.aleph000844195-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.