You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBetella, Gabriela Kvacek-
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:56:07Z-
dc.date.available2015-08-21T17:53:23Z-
dc.date.available2016-10-25T20:56:07Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/letras/article/view/29892-
dc.identifier.citationRevista Letras, v. 89, p. 11-28, 2014.-
dc.identifier.issn0100-0888-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126876-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126876-
dc.description.abstractStarting from the set wherein Vidas Secas (1938) stands out, it is possible to establish parameters that make of Graciliano Ramos’ oeuvre the overcoming of realism due to the scope of representation and the quality of formal handling developed by the author, imbibed in the Brazilian and universal literary tradition, and whose result the criticism of Antonio Candido, skilful in taking into account the former critique, points out with precision. Perusing the facts that mark the creation and reception of Vidas Secas (including the production of the movie by Nelson Pereira dos Santos in 1963), the present work is a preamble for analyses that take into account the coherence of Graciliano Ramos with the absorption of expressive resources used by American and European practitioners of a literature engaged in adjusting the expression of contrasts and in reformulating the so-called regionalismen
dc.description.abstractPartindo do conjunto no qual se destaca Vidas Secas (1938), é possível estabelecer parâmetros que fazem da obra de Graciliano Ramos uma superação do realismo graças ao alcance da representação e à qualidade do tratamento formal que o próprio autor, imbuído da tradição literária brasileira e universal, desejava e cujo resultado a crítica de Antonio Candido, hábil em considerar a crítica anterior, localiza com precisão. Percorrendo fatos que pontuam a criação e a recepção de Vidas Secas (incluindo a produção do filme de Nelson Pereira dos Santos, de 1963), este trabalho constitui um preâmbulo para análises que levam em conta a coerência de Graciliano Ramos com a absorção de recursos expressivos utilizados pelos praticantes americanos e europeus de uma literatura empenhada, tanto como consequência de uma atitude contra regimes de exceção quanto na sofisticação da escrita.pt
dc.format.extent11-28-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectGraciliano Ramosen
dc.subjectRegionalismen
dc.subjectLiterary traditionen
dc.subjectCriticism traditionen
dc.subjectGraciliano Ramospt
dc.subjectRegionalismopt
dc.subjectTradição literáriapt
dc.subjectTradição críticapt
dc.titleAté os ossos: escavando o último romance de Graciliano Ramospt
dc.title.alternativeTo the bone: digging out the last novel of Graciliano Ramosen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antonio, 2100, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.5380/rel.v89i1.29892-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0100-0888-2014-89-11-28.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Letras-
dc.identifier.lattes3065305177014712-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.