Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126933
Título: 
A concepção de criança e alei de nove anos
Título alternativo: 
The conception of child and the nine years’law
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1984-9044
Resumo: 
  • The historical analysis of the conception of child is essential to understand the speeches, public policies and actions that are set aside for them. The 20th century ´ social-economic changes and the consequent need for women's work produced a restructuring not only in the family, but also in the care and attention focused on childhood. The present article under the perspective of Cultural-historical approach aims to make a reflection about the conception of child in the educational context, especially in the face of recent public policies that favor education´s advance in state schools. Besides, they also intend to point out some consequences and possible problems that may arise with their implementation and discuss the implications for the teacher´s organization of methodological practice and the relationship between development and learning.
  • A análise histórica da concepção de criança é indispensável para se compreender os discursos, as políticas públicas e as ações que lhe são destinadas. As transformações socioeconômicas decorrentes do século XX e a consequente necessidade do trabalho feminino produziram reestruturações, tanto no âmbito familiar, como no âmbito do cuidado e atenção voltados à infância. O presente artigo, sob o enfoque da abordagem Histórico-Cultural, visa a fazer uma reflexão acerca da concepção de criança no contexto educacional, principalmente diante das recentes políticas públicas que privilegiam a antecipação da escolaridade, nas redes estaduais de ensino. Além disso, pretende apontar algumas consequências e eventuais problemas que podem surgir com a sua implantação, e discutir as suas implicações para a organização da prática pedagógica do professor e às relações entre desenvolvimento e aprendizagem.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Revista de Psicologia da UNESP, v. 9, n. 2, p. 18-29, 2010.
Duração: 
18-29
Palavras-chaves: 
  • Basic education of 9 years
  • Conception of Child
  • Anticipation of schooling
  • Historical-cultural perspective
  • Ensino Fundamental de 9 anos
  • Concepção de criança
  • Antecipação da escolaridade
  • Enfoque Histórico-Cultural
Fonte: 
http://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/view/67
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126933
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.