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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126933
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMotta, Carolina Caires-
dc.contributor.authorConstantino, Elizabeth Piemonte-
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:56:15Z-
dc.date.available2015-08-21T17:53:30Z-
dc.date.available2016-10-25T20:56:15Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://www2.assis.unesp.br/revpsico/index.php/revista/article/view/67-
dc.identifier.citationRevista de Psicologia da UNESP, v. 9, n. 2, p. 18-29, 2010.-
dc.identifier.issn1984-9044-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126933-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126933-
dc.description.abstractThe historical analysis of the conception of child is essential to understand the speeches, public policies and actions that are set aside for them. The 20th century ´ social-economic changes and the consequent need for women's work produced a restructuring not only in the family, but also in the care and attention focused on childhood. The present article under the perspective of Cultural-historical approach aims to make a reflection about the conception of child in the educational context, especially in the face of recent public policies that favor education´s advance in state schools. Besides, they also intend to point out some consequences and possible problems that may arise with their implementation and discuss the implications for the teacher´s organization of methodological practice and the relationship between development and learning.en
dc.description.abstractA análise histórica da concepção de criança é indispensável para se compreender os discursos, as políticas públicas e as ações que lhe são destinadas. As transformações socioeconômicas decorrentes do século XX e a consequente necessidade do trabalho feminino produziram reestruturações, tanto no âmbito familiar, como no âmbito do cuidado e atenção voltados à infância. O presente artigo, sob o enfoque da abordagem Histórico-Cultural, visa a fazer uma reflexão acerca da concepção de criança no contexto educacional, principalmente diante das recentes políticas públicas que privilegiam a antecipação da escolaridade, nas redes estaduais de ensino. Além disso, pretende apontar algumas consequências e eventuais problemas que podem surgir com a sua implantação, e discutir as suas implicações para a organização da prática pedagógica do professor e às relações entre desenvolvimento e aprendizagem.pt
dc.format.extent18-29-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectBasic education of 9 yearsen
dc.subjectConception of Childen
dc.subjectAnticipation of schoolingen
dc.subjectHistorical-cultural perspectiveen
dc.subjectEnsino Fundamental de 9 anospt
dc.subjectConcepção de criançapt
dc.subjectAntecipação da escolaridadept
dc.subjectEnfoque Histórico-Culturalpt
dc.titleA concepção de criança e alei de nove anospt
dc.title.alternativeThe conception of child and the nine years’lawen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Unesp - Campus Assis, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Unesp - Campus Assis, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1984-9044-2010-09-02-18-29.pdf-
dc.relation.ispartofRevista de Psicologia da UNESP-
dc.identifier.lattes0960007219314990-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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