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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126948
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dc.contributor.authorCardoso Júnior, Hélio Rebello-
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:56:17Z-
dc.date.available2015-08-21T17:53:33Z-
dc.date.available2016-10-25T20:56:17Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://www.raf.ifac.ufop.br/resumos-n09.html-
dc.identifier.citationArtefilosofia, v. 1, p. 49-66, 2010.-
dc.identifier.issn1809-8274-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126948-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126948-
dc.description.abstractThe most challenging Deleuze/Guattari’s lesson regar- ding art is that it is an autonomous way of thinking and bears of no lack relatively to philosophy and science. In fact, creating artistically is thinking. Throughout this article, I will try to show that art and philosophy are autonomous modes of thinking, as far as the statute of their creations is multiplicity. The multiplicity that characterizes philosophy is concept; the multiplicity that characterizes art is sen- sation. Both of them have their multiplicity character guaranteed by the instance of the problems, to which they are solutions. The most important is that the problems although independent constitute in- terference channels through which two modalities of meeting could happen. First, sensations point out how could a thinker endures in the instance of problems, avoiding both to deprive the concept and to fall in philosophical illusions. In second place in the instance of the problem philosophy and art exchange, so that either a thinker takes an art sensation and extracts from it its generating problem to be philosophically solved or, vice-versa, an artist takes a concept and solves its problem creating new art sensations.en
dc.description.abstractA mais provocante lição de Deleuze/Guattari a respeito da arte é a de que ela é um modo de pensamento autônomo e não deficitário relativamente à filosofia e à ciência. Com efeito, criar ar- tisticamente é pensar. No presente artigo, procurarei mostrar que arte e filosofia são autônomos modos de pensar enquanto o estatuto de suas criações é a multiplicidade. A multiplicidade que caracteriza a filosofia é o conceito; a multiplicidade que caracteriza a arte é a sen- sação. Ambos, sensação e conceito, têm seu estatuto de multiplicidade garantida pela instância do problema para o qual eles são soluções. O mais importante é que os problemas, embora independentes, cons- tituam canais de interferência pelos quais duas modalidade de en- contro podem se dar. Em primeiro lugar, as sensações indicam como o pensador pode manter-se na instância problemática a fim de não destituir o conceito e cair em ilusões filosóficas. Em segundo lugar, é na instância do problema que filosofia e arte intercambiam-se, de modo que ou um pensador toma uma sensação da arte e dela extrai seu problema gerador a ser resolvido filosoficamente; ou, em sentido inverso, um artista lança mão de um conceito e resolve seu problema criando novas sensações artísticas.pt
dc.format.extent49-66-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectDeleuzeen
dc.subjectArten
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectMultiplicityen
dc.subjectProblemen
dc.subjectDeleuzept
dc.subjectArtept
dc.subjectFilosofiapt
dc.subjectMultiplicidadept
dc.subjectProblemapt
dc.titleArte e filosofia como disciplinas das multiplicidades: problema filosóficos e problemas estéticos em interferência intrínseca, segundo Deleuzept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de História, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Av. Dom Antônio 2001, Campus Universitário, CEP 19806173, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofArtefilosofia-
dc.identifier.lattes7428964121614007-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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