Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/126986
Título: 
Significações de si: sala de apoio como lugar destinado ao não saber na escola
Título alternativo: 
Significances of itself: tutoring as a place intended not to knowing at school
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
ISSN: 
0102-7735
Resumo: 
  • The qualitative study, in its descriptive and interpretive modality, was based on Piaget's theoretical framework in order to analyze the significances of fifty-two students attending classes with tutors. The results indicated that the significances of students about difficulties on learning, errors and tutoring have to do with stereotypes, stigmas and inferiority of their condition to achieve learning objectives. Learning difficulties are seen as a problem of their own personal or family situation, while tutoring a place of punishment for those who have learning difficulties.
  • El estudio de naturaleza cualitativa, modalidad descriptivo-interpretativa, tuvo como base el referencial teórico piagetiano para analizar las significaciones de cincuenta y dos alumnos frecuentando clases de apoyo de aprendizaje. Los resultados indicaron que las significaciones de los alumnos sobre dificultades de aprendizaje, errores y clases de apoyo corresponden a estereotipos, estigmas e inferiorizaciones de su condición para alcanzar sus objetivos de aprendizaje. Las dificultades de aprendizaje son vistas como un problema propio de su condición personal o familiar, mientras que la clase de apoyo un espacio de castigo para aquellos que presentan dificultades para aprender.
  • O estudo de natureza qualitativa, modalidade descritivo-interpretativa, apoiou- -se no referencial teórico piagetiano para analisar as significações de cinquenta e dois alunos frequentando salas de apoio à aprendizagem. Os resultados indicaram que as significações dos alunos sobre dificuldades de aprendizagem, erro e sala de apoio correspondem a estereótipos, estigmas e inferiorizações de sua condição para atingir os objetivos da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem são vistas como um problema próprio de sua condição pessoal ou familiar enquanto a sala de apoio, um espaço de punição para aqueles que apresentam dificuldades para aprender.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
Revista Educação em Questão, v. 48, n. 34, p. 141-164, 2014.
Duração: 
141-164
Palavras-chaves: 
  • Tutoring
  • Learning difficulties
  • Error
  • Clase de apoyo
  • Dificultad de aprendizaje
  • Error
  • Sala de apoio
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Erro
Fonte: 
http://www.periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5733
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126986
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.