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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127268
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dc.contributor.authorStubs, Roberta-
dc.contributor.authorTeixeira Filho, Fernando Silva-
dc.contributor.authorPeres, Wiliam Siqueira-
dc.date.accessioned2015-08-21T17:54:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:56:59Z-
dc.date.available2015-08-21T17:54:46Z-
dc.date.available2016-10-25T20:56:59Z-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1069-
dc.identifier.citationFractal : Revista de Psicologia. Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, v. 26, n. 3, p. 785-801, 2014.-
dc.identifier.issn1984-0292-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127268-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127268-
dc.description.abstractIn line with a psychology more attached to the becoming [devenir] rather than tothe essence, the goal of this paper is to ground the importance of understandingsubjectivity as a process, mainly when regarding our current discussions aboutidentity and gender. After that, we do some linkage between art and psychology. Forus, art is understood as a powerfulmanner to encourage modes of subjectivation thathave difference as an inherited relation. Lastly, we draw our attention upon somefragments of the contemporaneous artist, Mathew Barney's work-of-art (specially,Cremaster), to see how it runs through the binaries of gender boundaries andlaunches post-identity lines of subjectivation.en
dc.description.abstractEm consonância com uma psicologia mais afeita ao devir do que às essências, a proposta deste artigo é fundamentar a importância de se compreender a tradicional concepção de subjetividade enquanto um processo de subjetivação, principalmente no que tange as discussões sobre identidade e gênero na atualidade. Feito isso, traçamos algumas aproximações entre arte e psicologia, compreendendo a primeira como um potente dispositivo para favorecer modos de subjetivação que tenham a diferença como inerência relacional. Por fim, lançamos nossos olhares em alguns fragmentos da obra Cremaster do artista contemporâneo Mathew Barney para perceber o modo como a obra ultrapassa os binarismos de gênero e lança linhas pós-identitárias de subjetivação.pt
dc.format.extent785-801-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPost-identityen
dc.subjectCyborg subjectivityen
dc.subjectAesthetics subjectivityen
dc.subjectPós-identidadept
dc.subjectSubjetividade cyborgpt
dc.subjectSubjetividade estéticasubjetividade estéticapt
dc.titleA potência do cyborg no agenciamento de modos de subjetivação pós-identitários: conexões parciais entre arte, psicologia e gêneropt
dc.title.alternativeThe power of cyborg in the assembling of modes of post-identitie subjectivation: partial connections among art, psychology and genderen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/1984-0292/1069-
dc.identifier.scieloS1984-02922014000300785-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1984-02922014000300785.pdf-
dc.relation.ispartofFractal : Revista de Psicologia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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