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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127502
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Ana Claudia Bortolozzi | - |
dc.contributor.author | Reis-yamauti, Verônica Lima dos | - |
dc.contributor.author | Schiavo, Rafaela de Almeida | - |
dc.contributor.author | Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho | - |
dc.contributor.author | Valle, Tânia Gracy Martins do | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-26T19:22:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:57:32Z | - |
dc.date.available | 2015-08-26T19:22:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:57:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-01 | - |
dc.identifier | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en | - |
dc.identifier.citation | Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015. | - |
dc.identifier.issn | 0103-166X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/127502 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127502 | - |
dc.description.abstract | Using a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools. | en |
dc.description.abstract | Este estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas. | pt |
dc.format.extent | 427-435 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Intellectual disability | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt |
dc.subject | Educação à distância | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Sexualidade | pt |
dc.title | Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual | pt |
dc.title.alternative | Teacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disability | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000300008 | - |
dc.identifier.scielo | S0103-166X2015000300427 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S0103-166X2015000300427.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Estudos de Psicologia (Campinas) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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