You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMaia, Ana Claudia Bortolozzi-
dc.contributor.authorReis-yamauti, Verônica Lima dos-
dc.contributor.authorSchiavo, Rafaela de Almeida-
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho-
dc.contributor.authorValle, Tânia Gracy Martins do-
dc.date.accessioned2015-08-26T19:22:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:57:32Z-
dc.date.available2015-08-26T19:22:35Z-
dc.date.available2016-10-25T20:57:32Z-
dc.date.issued2015-09-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en-
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.-
dc.identifier.issn0103-166X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127502-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127502-
dc.description.abstractUsing a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools.en
dc.description.abstractEste estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas.pt
dc.format.extent427-435-
dc.language.isopor-
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectIntellectual disabilityen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectDeficiência intelectualpt
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectSexualidadept
dc.titleOpinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectualpt
dc.title.alternativeTeacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disabilityen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000300008-
dc.identifier.scieloS0103-166X2015000300427-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-166X2015000300427.pdf-
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.