You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Gilberto-
dc.contributor.authorPaulo, Rosa Monteiro-
dc.contributor.authorAllevato, Norma Suely Gomes-
dc.date.accessioned2015-08-26T19:22:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:57:35Z-
dc.date.available2015-08-26T19:22:38Z-
dc.date.available2016-10-25T20:57:35Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=en-
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 613-630, 2013.-
dc.identifier.issn0103-636X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127520-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127520-
dc.description.abstractThis paper presents an alternative way of working with the theme of symmetry in the elementary school classroom. The proposal is based on qualitative research developed in the Professional Masters degree program in Science and Mathematics Teaching. We conducted field-work consisting of applying a sequence of activities for students in the seventh grade. The sequence was developed from the perspective of mathematics teaching using problem solving, taking into consideration aspects relevant to the study of geometry, such as intuition and visualization. In carrying out the activities, the dialogues between students and teacher were recorded and later transcribed. For data analysis we used the procedures of phenomenology. When interpreting the data, we observed that the teaching of symmetry using problem-solving enhances learning. We also found that, in an investigative environment, students are able to identify properties, argue about the geometric characteristics, and justify their opinions.en
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar uma possibilidade de trabalho com o tema simetria na sala de aula do Ensino Fundamental. A proposta baseia-se na pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática realizada segundo uma abordagem qualitativa. Na pesquisa, foi realizado um trabalho de campo que consistiu no desenvolvimento de uma sequência didática planejada sob a perspectiva do ensino de Matemática através da resolução de problemas com alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental. Na elaboração da sequência didática, foram levados em consideração aspectos como a intuição e a visualização, relevantes ao estudo da geometria. Durante a realização da sequência didática os diálogos entre os alunos e professor foram gravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise dos dados adotaram-se os procedimentos da fenomenologia. Na interpretação dos dados vimos que o ensino de simetria através da resolução de problemas potencializa a aprendizagem. Mostra-se ainda que, em um ambiente de investigação, os alunos são capazes de identificar propriedades, argumentar sobre as características geométricas percebidas e justificar suas afirmações.pt
dc.format.extent613-630-
dc.language.isopor-
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectGeometry teachingen
dc.subjectSymmetry teachingen
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectResolução de problemaspt
dc.subjectEnsino de geometriapt
dc.subjectEnsino de simetriapt
dc.titleSimetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aulapt
dc.title.alternativeSymmetry in elementary school through problem solving: possibilities for the classroomen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300018-
dc.identifier.scieloS0103-636X2013000300018-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-636X2013000300018.pdf-
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.