Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127568
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Giséle Manganelli [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Pinto, Marcela de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-17T15:24:16Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:57:41Z | - |
dc.date.available | 2015-09-17T15:24:16Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:57:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-24 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Marcela de Araujo. O que é um lar? Revisão do conceito histórico de nação em Paradise (1997), de Toni Morrison, e em Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz (1997), de Heloisa Maranhão. 2014. 180 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/127568 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127568 | - |
dc.description.abstract | The comparison between Toni Morrison's Paradise (1997) and Heloisa Maranhão's Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz (1997) shows how these two novels create metaphorical images of home as a way of revising the official history of national formation. By constructing subverted chronotopes, both novels recreate inner lives in inclusive homes, presenting spaces that revise external characteristics associated with national identities. The shared history of inner lives forms the ground for marginalized characters to participate in society, making it possible for these characters' lives to be registered in the broader panorama of historical events in the United States and in Brazil. By subverting official history, historical novels reformulate our knowledge about the past and the present, reformulating social identities determined by historical characteristics. | en |
dc.description.abstract | O estudo comparativo entre os romances Paradise, da autora norte-americana Toni Morrison (1997), e Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz, da autora brasileira Heloisa Maranhão (1997), apresenta a criação de imagens metafóricas de lar como forma de revisão da história oficial de formação nacional. Em ambos os romances, a construção de cronotopos subvertidos recria vivências internas do passado em lares inclusivos, elaborando espaços que revisam as características de externalidade associadas a identidades nacionais de formação histórica. A história compartilhada de vivências internas constrói locais de atuação para personagens que vivem à margem da sociedade, marcando a existência dessas vidas dentro do panorama geral de grandes eventos históricos ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil. Com a subversão da história oficial, os romances históricos reformulam o entendimento sobre o passado e o presente, reformulando as identidades sociais compostas por determinações históricas. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.format.extent | 180 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Morrison, Toni 1931 Crítica e interpretação | pt |
dc.subject | Literatura moderna - Sec. XX - séc XX | pt |
dc.subject | Literatura comparada - Inglês e português | pt |
dc.subject | Literatura comparada - Português e inglês | pt |
dc.title | O que é um lar? Revisão do conceito histórico de nação em Paradise (1997), de Toni Morrison, e em Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz (1997), de Heloisa Maranhão | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/27-08-2015/000844275.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000844275 | - |
dc.identifier.capes | 33004153015P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.