Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127601
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Cláudia Maria de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Gomes, Joyce Galdino | - |
dc.date.accessioned | 2015-09-17T15:24:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:57:45Z | - |
dc.date.available | 2015-09-17T15:24:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:57:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-22 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Joyce Galdino. Mídias Sociais, Adolescentes e Cidadania: Espaços de Representações e de Educação para a Mídia. 2014. 128 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/127601 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127601 | - |
dc.description.abstract | This research, registered in Formative Processes and Practices in Education line, had the general objective of identifying and analyzing the social representation of adolescent students enrolled at Tannel Abbud, a Public High School located in the municipality of Presidente Prudente (SP), about the role of media, specially of a specific social media in particular, Facebook, in the construction of their concept of citzenship. In order to achieve this goal, the following specific objectives were set: identifying the frequency and nature of use of social media by adolescents in their daily lives; identifying the frequency and nature of use of social medias in the classrooms by the surveyed adolescents; identifying and analyzing the representations of adolescents on social medias, specifically Facebook, and identifying and analyzing the representations of adolescents on the concept of citzenship. The investigation took a qualitative approach with a descriptive-explanatory design and it will take the character of a stocktaking study, known as Survey. Data analysis was performed on the content analysis, aiming to contribute to the understanding of this recent phenomenon: the presence of social media in adolescents life and their social interferences... | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, inscrita na linha de Práticas e Processos Formativos em Educação teve por objetivo geral identificar e analisar a representação social de adolescentes matriculados na Escola Estadual Tannel Abbud, do ensino médio do município de Presidente Prudente (SP), sobre a função da mídia, em especial da mídia social (Facebook) na construção do conceito de cidadania que eles possuem. Para atingir tal objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar a frequência e a natureza de uso de mídias sociais pelos adolescentes em seu cotidiano; identificar a frequência e a natureza de uso de mídias sociais nas salas de aula dos adolescentes pesquisados; identificar e analisar a representação dos adolescentes sobre mídias sociais, especificamente o Facebook e identificar e analisar a representação dos adolescentes sobre o conceito de cidadania. A investigação assumiu uma abordagem qualitativa, com delineamento descritivo-explicativo e assumirá o caráter de estudo de levantamento (Survey). A análise dos dados foi realizada mediante análise de conteúdo, visando contribuir para a compreensão deste fenômeno recente que é a presença das mídias sociais na vida dos adolescentes e suas interferências sociais. Os resultados mostraram que o Facebook se destaca atualmente na rotina dos jovens, apresentando potencialidades para o desenvolvimento de atividades escolares, pois são ambientes atrativos, onde os jovens ficam uma boa parte do tempo para interagir, colaborar e desenvolver competências. Mesmo sem conhecer as potencialidades da rede social, utilizando-a em sua maior parte para interação social e entretenimento, os adolescentes demonstraram que o Facebook contribui no aprendizado por ser uma mídia inovadora... | pt |
dc.format.extent | 128 f. : graf. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Mídia digital | pt |
dc.subject | Cidadania | pt |
dc.subject | Redes sociais | pt |
dc.subject | Education | pt |
dc.title | Mídias Sociais, Adolescentes e Cidadania: Espaços de Representações e de Educação para a Mídia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/20-08-2015/000844010.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000844010 | - |
dc.identifier.capes | 33004129044P6 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.