You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127677
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Flávia Souza Machado da [UNESP]-
dc.contributor.authorBonfim, Rosana Silva-
dc.date.accessioned2015-09-17T15:24:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:57:55Z-
dc.date.available2015-09-17T15:24:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:57:55Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBONFIM, Rosana Silva. Cônicas: Situações Didáticas para o ensino médio. 2015. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127677-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127677-
dc.description.abstractThe conics form a topic of great relevance in the modern technological development; however, their study in high school, most of the time, is made from a purely analytical, decontextualized and fragmented approach. The Curriculum of Mathematics, Department of São Paulo State Education (SEE) includes the conics from the perspective of analytic geometry and with little reference to its use in our daily lives. The teaching of conics is, when it happens, for the most students, of shallow and restricted form a short period of time, which causes some contempt by the students and even some teachers who, for lack of proper training, unaware of its importance and usefulness. Our goal is to present alternatives differentiated for teaching of Conics, based on the Theory of Didactic Situations developed by Guy Brousseau, which indicates the creation of didactic situations that favor the investigation of the student and approaching the way the scientific activity is produced. We present some didactic situations that can be developed in the third year of high school and seeking a do math closer to the real life of the student, allowing the exploration and the research through the of folding paper and GeoGebra softwareen
dc.description.abstractAs cônicas constituem um tópico de grande relevância no desenvolvimento tecnológico moderno; porém, o seu estudo no ensino médio, na maioria das vezes, é feito sob um enfoque puramente analítico, descontextualizado e fragmentado. O Currículo de Matemática da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE) contempla as cônicas sob a perspectiva da geometria analítica e com poucas referências ao seu uso no nosso cotidiano. O ensino das cônicas, quando acontece, para a maioria dos alunos é de forma pouco profunda e restrita a um curto período de tempo, o que acarreta algum desprezo por parte dos alunos e, até mesmo, de alguns professores que, por falta de formação adequada, desconhecem a sua importância e utilidade. Buscamos, com este trabalho, apresentar alternativas diferenciadas para o ensino das Cônicas, embasados pela Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida por Guy Brousseau, que indica a criação de situações didáticas que favoreçam a investigação do aluno aproximando-o do modo como é produzida a atividade científica. Apresentamos algumas situações didáticas que podem ser desenvolvidas no terceiro ano do ensino médio e que buscam um fazer matemática mais próximo da vida real do aluno, propiciando a exploração e a investigação através do uso de dobraduras e do software GeoGebrapt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent111 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemáticapt
dc.subjectCônicaspt
dc.subjectSituações Didáticaspt
dc.subjectDobraduraspt
dc.subjectGeoGebrapt
dc.titleCônicas: Situações Didáticas para o ensino médiopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/14-09-2015/000846124.pdf-
dc.identifier.aleph000846124-
dc.identifier.capes33004153071P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.