Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127967
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Eliana Maria de Melo [UNESP]-
dc.contributor.authorPaiva, Carlos Eduardo Amaral de-
dc.date.accessioned2015-09-17T15:26:54Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:58:33Z-
dc.date.available2015-09-17T15:26:54Z-
dc.date.available2016-10-25T20:58:33Z-
dc.date.issued2015-07-29-
dc.identifier.citationPAIVA, Carlos Eduardo Amaral de. Black Paul: a soul music no Brasil nos anos 1970. 2015. 169 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127967-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127967-
dc.description.abstractThis thesis investigates the acclimatisation of soul music genres in Brazil in the 70's by the analysing the songs of important black musicians of the era: Tim Maia, Jorge Ben and Tony Tornado as well as the movement called Black Rio. We suggest an inflection on the formation of the black identity in the country that represented the emergence of a black structure of feelings in transnational levels. This structure of feelings is chacacterised by its ethinic affirmation and its internationalism tied to black western counterculture. In a repressive political context of dictatorship, this musical movement helped bring together young black men around political identity and made a clear objection to the myth of racial democracy, the official ideology of the civil-military regimeen
dc.description.abstractEsta tese investiga a aclimatação do gênero musical soul music no Brasil dos anos 1970. Por meio da análise da canção de importantes músicos negros da época: Tim Maia, Jorge Ben e Tony Tornado, bem como do chamado movimento Black Rio, sugerimos uma inflexão na formação de uma identidade negra no país, o que representou a emergência de uma estrutura de sentimentos negra e transnacional. Esta estrutura de sentimentos se caracterizou pela sua afirmação étnica e pelo seu internacionalismo vinculado à contracultura negra ocidental. No contexto político repressivo da ditadura, este movimento musical ajudou a aglutinar jovens negros em torno de uma política de identidades, além de fazer uma oposição manifesta ao mito da democracia racial, ideologia oficial do regime civil-militarpt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent169 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectSoul (Música)pt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectCulturapt
dc.subjectCiências sociais - Aspectos culturaispt
dc.subjectSoul musicpt
dc.titleBlack Paul: a soul music no Brasil nos anos 1970pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-09-2015/000846628.pdf-
dc.identifier.aleph000846628-
dc.identifier.capes33004030017P7-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.