You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Paulo Ricardo da [UNESP]-
dc.contributor.authorRuis, André Valner-
dc.date.accessioned2015-10-06T13:03:26Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:58:53Z-
dc.date.available2015-10-06T13:03:26Z-
dc.date.available2016-10-25T20:58:53Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.identifier.citationRUIS, André Valner. Sistemas de numeração e grandezas incomensuráveis. 2014. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/128125-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128125-
dc.description.abstractIn this work, we present the historical evolution of the concept of real number. From the preliminary sense of quantifications we introduce numerical systems, specially the decimal one and the ternary one. From the measure problem we introduce the concept of commensurable and incommensurable magnitudes. It is given special emphasis to the irrational numbers e and π, for which we discuss the concepts, properties and some particularities. Moreover, we discuss how to introduce the study of irrational numbers at high school and we propose some activities connected to the presented themesen
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos a evolução histórica do conceito de número real. Partindo de noções preliminares para quantificações e representações numéricas, introduzimos sistemas de numeração, com enfoque especial aos sistemas de numeração decimal e também sistema de numeração ternário. A partir do problema de medição, abordamos o conceito de grandezas comensuráveis e grandezas incomensuráveis. Especial ênfase é dada aos números irracionais e e π, evidenciando conceitos, propriedades e particularidades desses números. Além disso, discutimos como abordar o estudo de números irracionais no ensino médio, finalizando com propostas de atividades pertinentes aos temas apresentadospt
dc.format.extent122 f. : il. color., gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática (Ensino médio) - Estudo e ensinopt
dc.subjectAritmetica - Estudo e ensinopt
dc.subjectNumeros reaispt
dc.subjectNumeros transcendentespt
dc.subjectMatemática - Metodologiapt
dc.titleSistemas de numeração e grandezas incomensuráveispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-09-2015/000845908.pdf-
dc.identifier.aleph000845908-
dc.identifier.capes31075010001P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.