Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128186
- Title:
- As perspectivas dos alunos de 8º e 9º anos em relação à educação física escolar em uma escola pública
- Garcia, Maikil Gabriel
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- A problemática desta pesquisa gira em torno do fenômeno do crescente desinteresse e desmotivação dos alunos, em relação às aulas de Educação Física, já constatado em muitos estudos. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é buscar compreender as perspectivas dos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública, em relação à educação física escolar, nos seguintes aspectos: como avaliam as suas aulas; quais seus (des) interesses e (des) motivações diante delas; que importância atribuem à educação física; que expectativas possuem em relação a ela. Foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, respondido por 81 alunos escolhidos aleatoriamente. Os resultados indicam que os alunos gostam das aulas de educação física, mas lhe atribuem menor importância diante de outras disciplinas. Também apontam para a pouca diversidade de conteúdos nas aulas de educação física e pouca atenção do professor para as estratégias de ensino que poderiam motivar mais os alunos, o que contribui para o desinteresse. Conclui-se que a motivação intrínseca às atividades da educação física não vem sendo bem aproveitada, diminuindo a contribuição da disciplina para a formação educativa dos alunos, embora o professor não possa, sozinho, ser responsabilizado por esta situação
- 2011
- GARCIA, Maikil Gabriel. As perspectivas dos alunos de 8º e 9º anos em relação à educação física escolar em uma escola pública. 2011. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2011.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Alunos
- Educação fisica
- Ensino fundamental
- Educação física - Estudo e ensino
- Exercícios físicos
- School children
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128186
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.